Ide pelo mundo e Evangelizai (Mc 16, 15)

CURSILHO DE MULHERES

Entre os dias 23 a 26 de maio de 2019, em Fatima de São Lourenço, realizou-se o 107º Cursilho para mulheres que teve a coordenação de Sandra Sabaine, da Paróquia santa Terezinha. Foram 52 mulheres de diversas paróquias da diocese que fizeram a experiência do encontro consigo, com a comunidade e com Jesus Cristo. O encerramento se efetivou às 17:00horas na Catedral Santa Cruz com o rito de encerramento e acolhimento dos familiares e da comunidade que as enviou.

O Cursilho de Cristandade é um movimento eclesial de evangelização cristã, surgido na Igreja Católica, no seio da Ação Católica na Espanha. Impulsionado a partir dos retiros da Ação Católica a partir de 1944, nasce um novo jeito de testemunhar entre os cristãos leigos e leigas o movimento de Cursilho de Cristandade. Chegando ao Brasil durante o Concilio Ecumênico II em 1962, toma corpo um dos grandes movimentos laicais no Brasil que se espalhou na América Latina e em outros continentes.

O Movimento de Cursilho de Cristandade atua na Diocese de Rondonópolis há mais de 40 anos. É uma longa história. Milhares de pessoas já tiveram a oportunidade de fazer a experiência do Cursilho. Acredita-se que muitos homens e mulheres que hoje vivem a fé, atuam nas comunidades, são agentes de pastoral, assumem compromissos na sociedade como fermento de transformação porque passaram pelo Cursilho.

Inspirados na dinâmica evangelizadora de São Paulo, o Apóstolo transpôs o ambiente judaico e se lançou em ambientes do mundo grego e romano. Com vigor anunciou o Evangelho, fundou comunidades, formou lideranças e lançou as bases para a formação das comunidades cristãs.

Fermentar os ambientes com os valores do Evangelho é o desafio que a Igreja hoje enfrenta. Os cristãos leigos, no exercício de sua profissão, são chamados a fermentar os ambientes com o anúncio da Palavra de Deus, defesa da justiça, da dignidade da pessoa humana e promoção da vida.

Pastoral da Comunicação – Pascom