A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos. (Provérbios 20:29)

PASTORAL DA PESSOA IDOSA

Sob a coordenação de Padre José Éder Ribeiro Lima, coordenador diocesano de Pastoral e Maria Aparecida Silva, da coordenação de pastoral, reuniram-se na tarde do dia 25 de maio de 2019, das 13:30 às 167:00 horas, no Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga num total de 26 participantes advindos das paróquias de Rondonópolis, Pedra Preta, Dom Aquino e Juscimeira. A mesma teve como objetivo mostrar a realidade da população que envelhece e que a Igreja deve estar atenta a esta realidade através da organização em todas as paróquias da Pastoral do Idoso. Propõe-se a cuidar da vida dos idosos, sua espiritualidade, qualidade de vida, acompanhamento médico, lazer, participação nos espaços públicos, enfim viver com plenitude o que pede o Evangelho e está também escrito no Estatuto do Idoso.

Na ocasião foi passado um vídeo sobre a realidade dos idosos, bem como a organização dos participantes em quatro grupos para como partilhar e sugerir sobre as seguintes questões:

– Existe um trabalho com idosos em sua paróquia? Cite três trabalhos que realizam os idosos.

– Como você vê os idosos? Eles são atendidos em suas necessidades? Que ações concretas podem-se pensar para a diocese em vista da pastoral do idoso? Vocês acham necessário organizar uma equipe diocesana de Pastoral dos Idosos?

Após a plenária, foi formada a equipe que vai se encontrar no dia 12/6 para alinhar como articular a pastoral do idoso na diocese, sendo que em algumas paróquias já existe o trabalho com os idosos, mas de forma isolada não sistematizada. Na ocasião foram escolhidos nomes como Edil, Cleiton, Cleuza, Domingas, Rosinha, Sidney e Cristina que vão se encontrar para fazer os devidos encaminhamentos.

Conforme orientação da CNBB “A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado a sua família e a comunidade. Com a formação de redes comunitárias de líderes voluntários que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna”. Essa Pastoral tem como Objetivo: Acompanhar pessoas idosas no domicilio, mensalmente, de preferência, as mais fragilizadas, levando afeto e a ternura de Deus.

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por metodologia a prática de Jesus. Marcos 6,34-44 trata da multiplicação de dois peixes e cinco pães, onde o Mestre dá autonomia às lideranças, recomendando que se dividissem em grupos e servisse a multidão. A Pastoral do Idoso identifica e qualifica as lideranças advindas da comunidade e as envia em missão dois a dois depois de passarem por capacitação adequada.

A Pastoral da Pessoa Idosa já tem mais de 10 anos de fundação, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann. No ano de 2004, durante a assembleia geral da CNBB, foi aprovada a proposta de sua fundação.

Pastoral da Comunicação – Pascom