Em Fátima de São Lourenço

Dia de Nossa Senhora de Fátima

Na manhã do dia 12 de maio de 2019, dom Juventino Kestering e o Pároco Padre Lauri Rodrigues da Silva participaram da solenidade de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da Paróquia. Os ritos litúrgicos deram inicio com a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, saindo da residência das Irmãs Catequistas Franciscanas rumo à Igreja Matriz. Na entrada do templo crianças representavam os três adolescentes aos quais, Nossa Senhora apareceu. Com a missa do domingo do Bom Pastor a comunidade participou ativamente das orações e cantos numa atenção centrada na eucaristia. No final da celebração foi feita a consagração das crianças à Nossa Senhora de Fátima, bem como a bênção das mães que se aproximaram da imagem e acolheram a homenagem e bênção das mães.

Após a celebração todos participaram de um café comunitário partilhado. Percebia-se a alegria estampada no rosto das pessoas que retornaram para seus lares alegres e felizes. É bom lembrar que também habitantes do Pantanal se fizeram presente uma vez que a Paróquia atende o vasto pantanal mato-grossense.

A história relata que em 1917, em Portugal, as crianças Lúcia dos Santos e os seus primos Francisco e Jacinta Marto, chamados de “Os Três Pastorinhos”, afirmaram ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora no lugar da Cova da Iria, em Fátima, nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro.  Contam os relatos que por volta de meio-dia elas brincavam pelo campo enquanto cuidavam de um pequeno rebanho quando pararam para rezar o terço, como já era de costume. Queriam voltar logo para a brincadeira e por isso rezaram rapidamente voltaram para o campo e foi quando viram um clarão bem similar ao de relâmpagos. Acharam que ia chover e por isso se recolheram para ir embora e foi quando viram um segundo clarão em cima da copa de uma árvore e em seguida viram Nossa Senhora de Fátima. Assustados, quiseram correr, mas Nossa Senhora logo os tranquilizou e pedindo que não tivessem medo, pois ela vinha do Céu. Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. Serena e tranquila disse às crianças:

A paróquia Nossa Senhora de Fátima foi criada no dia: 28/07/1959 com o Decreto de Nº 05 pelo Bispo Dom Vunibaldo Godehardo Tauller, mas desde 1941 os Freis Franciscanos, vindos de Chapada dos Guimarães, davam assistência à vila. “Analisando os escritos existentes na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a data que consta como inicio desta comunidade  é de 1º de julho de 1946. O marco da fundação se relaciona com as viagens dos franciscanos pelos sertões de Mato Grosso, quando os frades franciscanos faziam o percurso de Chapada dos Guimarães até esta localidade onde paravam para descansar. A localização Geográfica da região do São Lourenço chamou a atenção de Dom Vunibaldo que já em 1942, visitou o local com o objetivo de  definir um ponto estratégico e central para uma futura paróquia e sede de estação missionária de onde partiriam para as desobrigas em Rondonópolis e região, Itiquira, Beleza, Prata e Pantanal. No ano seguinte frei Eucário encomendou o primeiro material para a construção e no dia 24 de maio de 1946 ele e Dom Vunibaldo chegaram   a São Lourenço, a cavalo, para iniciar a construção da Igreja e do Colégio. Com muito afinco trabalharam a fim de construir o colégio, a capela, uma  casa para os Freis e outra para as irmãs.  Desde o dia 7 de fevereiro de 1947, Frei Eucário Schmitt praticamente fixou residência em São Lourenço.  No dia 8 de março de 1947 estava tudo pronto para a chegada das Irmãs. O pedido feito  à Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas  foi atendido e, no dia  4 de abril de 1947, chegaram ao povoado de Fátima de São Lourenço as Irmãs Ana Eccher, Luzia Maria Schweitzer  e Thereza Marangoni. Já no dia 9 de abril, iniciaram as aulas com 9  alunos.

Pastoral da comunicação – Pascom