Domingo do Bom Pastor

JESUS, O BOM PASTOR

Celebramos neste final de semana (12.05) o chamado “Domingo do Bom Pastor”. O Cordeiro imolado que está vivo entre nós é o Pastor que guia suas ovelhas com sua voz e dá sua vida por elas. Nesta celebração, coloquemos no coração de Deus os pastores da Igreja: o nosso Papa Francisco, a vida de nosso bispo diocesano, nosso pároco, os padres de nossa diocese, os diáconos, os seminaristas e lembremos da vida de todos que coordenam pastorais na comunidade

O Bom Pastor é um dos núcleos centrais do evangelho conforme João. Jesus se identifica como o bom pastor w, como aquele que cuida, vela, zela, ora caminha à frente, ora ao lado, ora junto, ora atrás… mas sempre atento para levar á pastagens, às águas frescas, ao bom caminho livre dos inimigos que devoram. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: ‘Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Igreja em Oração (CNBB pag. 57) assim reflete: “Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e elas me seguem e dou-lhes a vida eterna” (Jo 10,27-28). O 4° domin­go da Páscoa é tradicionalmente chama­do de “domingo do Bom Pastor”. Quem é este Bom Pastor? Segundo a leitura do Apocalipse, o Bom Pastor é o Cordeiro imolado (Ap 7,17). Ou seja, o nosso Pastor, a fim de se tornar não apenas “bom”, mas o melhor Pastor para nós, assumiu a forma de ovelha e deu a sua vida por elas. É por isto que as ovelhas o escutam e o seguem, porque reconhecem que seu Pastor é o primogénito entre todas as ovelhas (Cl 1,18). Para Jesus, ser pastor é ser amor encarnado na vida das ovelhas. E é assim que ele quer que nós sejamos nas vidas de nossos irmãos – ovelhas como nós. É isto que vemos na 1ª leitura: Paulo e Barnabé pregavam ao povo acerca do Pastor Jesus que se fez ovelha para nos apascentar até a vida eterna – mas quem ouviu a pregação deles foram apenas aqueles capazes de reconhecer o amor por trás desta forma de pregação: as verdadeiras ovelhas. Que Deus nos ajude a ouvir, reconhecer, seguir e imitar o Cordeiro imolado, nosso Pastor”.

É Jesus que diz: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. Somos cuidados, amparados por Jesus. O papa Bento XVI, repetia “é preciso cuidar das pessoas”, especialmente dos jovens, dos anciãos, dos doentes, desvalidos, peregrinos e refugiados”. Jesus se apresenta como o “cuidador das pessoas”. A palavra e “cuida-dor”. É aquele que está presente na dor. Um cuidado permanente.

Nosso seminário de Filosofia e Teologia têm como patrono: “Jesus Bom Pastor” (O seminário fica na Rua do Seminário, 437, Bairro Cristo Rei – Várzea Grande, MT telefone (65) 3364 6432. Tem como formador responsável, Pe. Jhony Willliam Nery de Souza).

Oração pelas vocações

– Senhor, queremos pedir para que muitos jovens sejam chamados a viver na doação total a vós e no serviço ao Povo de Deus. Que tenhamos sacerdotes, religiosos e ministros dedicados à missão, para que sintamos vossa presença de amor, vossa paz e salvação. Abençoai nosso padres, religiosos e religiosas, nossos seminaristas e candidatas à vida religiosa. Que em nossa família haja um clima favorável para o despertar das vocações. Nós vos pedimos pela intercessão da Virgem Maria, vossa e nossa mãe, a vós que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém. Ou

Jesus, Bom Pastor, que chamastes os apóstolos a vos seguir, continuai chamando pessoas generosas e de mente aberta para que deem continuidade à missão por vós iniciada. A messe é grande, poucos os operários: necessitamos, Senhor, de bons e santos servidores do vosso povo. Isto vos pedimos, a vós que viveis e reinais para sempre amém

Hoje também é dia das mães, dia daquela que nos gerou, cuidou amparou e nos deu condições para crescer. A missão da mãe é fundamental para a harmonia do ser humano. Ela tem uma proximidade com a criança e sua presença é essencial para o crescimento com equilíbrio, harmonia e vida.  Em nome da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, cumprimento as mães, jovens e idosas, amadas e esquecidas, alegres e tristes, pobres ou com melhores condições, da cidade ou do campo, de todas as raças e etnias. Que neste dia sintam a presença e o carinho da família, mas também assumam a missão, por vezes desafiante de educar os filhos nos tempos atuais. Neste mês de maio, que Nossa Senhora derrame abundantes graças sobre todas as mães.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering

Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga