Bendito és tu entre as mulheres

AGRACIADA POR DEUS

Durante vários séculos a Igreja Católica dedicou todo o mês de maio para honrar a Virgem Maria, Mãe de Deus.

As referências dos Evangelhos e do Atos dos Apóstolos a Maria, Mãe de Jesus, apesar de poucas, deixam ver muito desta privilegiada criatura, escolhida para tão alta missão.

No casamento em Caná da Galileia demostra o poder da intercessão da Virgem “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João C.2 V.1,11), Jesus atende ao pedido da mãe.

Outra passagem do evangelho explicativa ao dogma de Maria ocorre no Evangelho de (São Lucas C.1, V.26,38), revelando o seu silencio e humildade.

Umas das belezas de Maria, está em sua coragem e nas atitudes, diante dos sofrimentos.

Ao apresentar o menino Jesus no Templo, ouve a profecia assustadora do Velho Simeão “Uma espada de dor transpassará a tua alma” (Lucas C.2, V.33, 35).

E quando ocorre a perda e encontro de Jesus ao Templo (Lucas C.2 V.42,51), queixa-se amorosamente: “Por que fizeste isto? Eu e teu pai te procurávamos, aflitos”.

Sua coragem se confirma na Paixão e Crucifixão de Jesus, no Calvário aos pés da cruz, sofre e associa-se ao sacrifício do Redentor. É a “mulher” que Jesus proclama.

És forte, a mãe corajosa, a quem a dor não derruba. De fato, a espada de Simeão lhe atravessara a alma e o coração. É a Senhora das Dores.

Maio, mês dedicado a Nossa Senhora, pela piedade cristã, é um convite para voltarmos nosso olhar a esta Mãe querida para pedir-lhe que abra as mãos maternas em bênção de carinho sobre nossos passos nesta difícil escalada da Jerusalém celeste.

DIOCESE DE RONDONÓPOLIS – GUIRATINGA