Assembléia dos Bispos

Bispos na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

De 1º a 10 de maio de 2019 acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, ao lado do Santuário de Aparecida, SP, a 57ª Assembleia dos Bispos do Brasil. De acordo com o Estatuto da CNBB podem participar os 309 bispos na ativa e os 171 eméritos, os administradores apostólicos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. Por questão de saúde alguns bispos da ativa não se fazem presentes e a maioria dos eméritos (idosos) também não estão presentes. A agenda principal se detém em dois caminhos: As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023 e a eleição da nova presidência bem como dos 10 bispos presidentes das comissões episcopais de pastoral.

As novas Diretrizes Pastorais terão enfoque sobre a atuação da Igreja no mundo urbano, das grandes, médias e pequenas cidades. “O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades”. As Diretrizes serão organizada a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão. No 1º capítulo, aprofunda os rumos da Igreja no mundo urbano atual. O 2º capítulo aponta para o olhar dos discípulos missionários; o 3º capítulo trata da Igreja nas casas, retomando a inspiração das primeiras comunidades cristãs; O 4º capítulo apresenta os indicadores de como a Igreja em Missão no Brasil pode estar presente como testemunho e como evangelização no  mundo urbano. Segundo o coordenador da Comissão, dom Belisário, o desafio será de transformar as Diretrizes Pastorais em projetos pastorais para a realidade das cidades brasileiras.

Além da aprovação das Diretrizes Pastorais e as eleições da nova Presidência, outros temas como o relatório do quadriênio, assuntos de liturgia, textos litúrgicos, assuntos de Doutrina da Fé, relatório econômico e conjuntura eclesial: avaliação da Igreja no Brasil e da CNBB. Também serão abordados, no âmbito dos temas diversos, a análise sociopolítica do Brasil, a Campanha da Fraternidade em 2021, definição das Comissões Episcopais Pastorais, Mês Missionário Extraordinário, Programa Missionário Nacional, Bispos Eméritos, Sínodo sobre os jovens, Sínodo Especial para a Pan Amazônia, Congresso Eucarístico Nacional, Comunhão e Partilha, Comissão para a Causa dos Santos, entre outros. Esta edição prevê, inicialmente, duas mensagens e carta final sendo uma ao Papa Francisco e outra ao prefeito da Congregação para os Bispos. Diariamente os cristãos podem acompanhar a celebração da missa e outras notícias através da Rede Vida, Canção Nova.

Os trabalhos da Assembleia iniciam todos os dias com a celebração da missa, às 7:30 no Santuário de Aparecida e depois no Centro de Eventos serão desenvolvidos em quatro sessões, sendo duas pela manhã e duas à tarde com término às 19h30horas.

Pastoral da Comunicação – Pascom