PASTORAL DA SOBRIEDADE

RELATÓRIO DA ASSEMBLÉIA ELETIVA DA PASTORAL DA SOBRIEDADE

Nos dias 26 a 28 de abril de 2019, realizou-se em Brasília-DF a Assembleia Eletiva da Pastoral da Sobriedade.

Estiveram presentes 14 regionais com seus respectivos agentes coordenadores e suas equipes. Também Dom Antônio Brochini e toda a equipe da Coordenação Nacional. Foram convidados a Sra. Elisa Lopes da Segurança Digital da Equipe da CNBB Nacional e Dr. Quirino Severino Lopes, médico psiquiatra da SENAPREV (Secretaria de Cuidados e Prevenção as Drogas).

A assembleia iniciou-se com a celebração eucarística presidida pelo Pe. José Anchieta e logo após foram feitas as apresentações e a acolhida de todos pela Sra. Ana Godoy. Em seguida passa a palavra para a Sra. Elisa Lopes que veio explanar sobre os cuidados que se deve ter em relação as REDES SOCIAIS como: não expor a família e orientar os seus filhos quanto as informações repassadas.

Dr. Quirino falou sobre a Nova Política Sobre Drogas, Mudança das Diretrizes, Revisão do Material da OBID, Resolução do CONAD e etc. As Comunidades Terapêuticas terão maior apoio e fortalecimento na questão de tratamento com aumento de vagas e credenciamento de novas comunidades, como também apoio aos grupos de autoajuda, pois o indivíduo necessita de uma proteção plena para o seu desenvolvimento físico, psíquico e espiritual.

No dia 26 de junho de 2019, dia Nacional de Combate as Drogas, haverá o lançamento do “MOVIMENTO BRASIL CONTRA AS DROGAS”, ações de prevenção importantes.

Houve troca de informações dos trabalhos realizados no ano 2018 e vimos muitas ações de prevenção sendo realizadas em todo Brasil pelos agentes da Pastoral da Sobriedade. Destacamos aqui cinco agentes que participaram, vindos do Amazonas e que desenvolvem trabalhos nos grupos de autoajuda.

A Sra. Ana Godoy fez um trabalho brilhante durante os 9 anos que coordenou a pastoral, fez com que se tornasse  conhecida e  foi implantada em todos os regionais. Hoje a Pastoral da Sobriedade tem credibilidade junto a toda sociedade. A ela o nosso agradecimento por toda a dedicação e desempenho e desejamos muitas bênçãos de Deus em sua vida. Denise Ferreira (Volta Redonda-RJ), que assumiu a nova coordenação, colocou três desafios como meta: 1) modernização e atualização do site da Nacional; 2) atualização no livro de formação ; 3) proporcionar encontros da Coordenação Nacional com os Assessores Eclesiais. A ela que Espirito Santo a ilumine nesta nova caminhada.

Selma de Fátima Moura – coordenadora diocesana