POVO BOE BORORO

FORMATURA NA ALDEIA

Realizou-se no dia 23 de abril de 2019, na aldeia Córrego Grande, diocese de Rondonópolis-Guiratinga, a Formatura dos alunos concluintes do Curso Magistério Intercultural, Modalidade Normal em Nível Médio. Foi um dia de realização e felicidade para os Formandos e para os gestores da escola. Os familiares se deslocaram de suas aldeias para acompanhar e prestigiar seus filho/as e os professores acompanhados de seus Caciques. O evento foi muito significativo para o Povo Boe Bororo. É fruto e resultado de um trabalho empenhado pelos próprios professores e gestores Boe, que encaminharam o projeto a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que foi aprovado no mês de julho de 2012.

O curso teve sua primeira etapa em julho de 2012 com etapas modulares presenciais e intermediárias. O curso concluiu em maio de 2018 com a entrega dos Estágios Sistematizados, porém necessitava-se do parecer do Conselho Estadual de Educação Estadual Indígena, (CEEI) e da SEDUC para a entrega dos documentos. Assim no dia 23 de abril de 2019 a escola fez a entrega formal dos diplomas aos concluintes. O referido curso se estendeu a toda etnia indígena do Povo Bororo em suas diversas aldeias. Tinha como meta qualificar os professores indígenas para atuarem nas escolas nas aldeias e ministrarem as aulas em bilíngue (Português e Bororo). A Diocese, a pedido das lideranças das aldeias, se fez presente através de Padre Erivelton que celebrou a missa de agradecimento.

Os gestores da Escola agradecem aos parceiros que contribuíram na realização das etapas com ajuda no deslocamento, alimentação, material didático. Esse agradecimento se estende à diocese de Rondonópolis-Guiratinga, ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), aos professores, à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), amigos e colaboradores.

Silvia Maria Valentim

Pela equipe de gestores