MINISTROS EM ALTO ARAGUAIA

Na manhã do dia 24 de março de 2909, dom Juventino Kestering esteve na paróquia N.S. Auxiliadora em Alto Araguaia para uma manhã de formação e retiro para os ministros extraordinário da comunhão eucarística e da Palavra e da visitação. Eram 47 ministros advindos de todas as comunidades da paroquia. Vale ressaltar que a comunidade mais distante é de 160 km da matriz.

O bispo encerrou sias palavras afirmando: Ministros e ministras: Acima de tudo não deixar de ser pai, mãe, avô, avó, profissional, trabalhador/a, inserido no contexto da sociedade e das profissões. Porém a fonte da espiritualidade está na centralidade em Jesus Cristo. Só ele e para ele. Não deixar o poder entrar na cabeça e no coração, por o “poder”, destrói o serviço dos ministros. Espiritualidade é um encontro com Jesus, com as pessoas, com a comunidade, com o sofrimento, com a dor dos outros. Espiritualidade é seguimento de Jesus. É ter fé não por causa de pessoas, mas por causa de Jesus Cristo. Espiritualidade é comunhão coma Igreja, com o Concilio Vaticano II, com o Papa, com os bispos, com a paróquia. Comunhão e não, descomunhão. Espiritualidade é servir, ajudar, compreender, perdoar, não julgar, mas acolher, encaminhar, dar uma nova luz, Espiritualidade é leitura diária da Bíblia, do Evangelho do dia. É a devoção à Nossa Senhora. Espiritualidade é justiça, honestidade, é amor e caridade; é saber estender a mão ao que sofre. Espiritualidade é saber que tomo o Corpo de Jesus em minhas mãos e o distribuo à comunidade, ou a um doente, ou idoso, e isso faço com respeito, devoção, amor, fé”.     

Já no início da noite dom Juventino presidiu a missa concelebrada pelo pároco Pe. Mazaré Paniago. Após a homilia o bipo presidiu o rito de renovação de todos os ministros da paróquia e ao mesmo tempo fez a investidura de cinco novos ministros para as comunidades.

A Paróquia Nossa Sra. Auxiliadora foi fundada em 1920. Dois terços deste período contaram com a presença dos Salesianos, e atualmente está sob os cuidados dos padres diocesanos.  Pe. Nazaré Candido Paniago é o pároco e  como Vigários Pe. Aladim Leodenis Loureiro e Pe. Renato  Ferreira Campos. Festa religiosa da padroeira: 24 de maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Conta também nesta história a presença das Irmãs Salesianos que se dedicam à evangelização através da educação.

A paróquia tem sete comunidades urbanas: Matriz; São José (Jardim Novo Araguaia); São Sebastião (Cohab); São Francisco de Assis (São Francisco); Laura Vicuña (Boiadeiro); Dom Bosco (Gabiroba) e Nossa Senhora Aparecida (Vila Aeroporto) e seis Comunidades rurais: Nossa Senhora do Rosário (Rio do Peixe); Sagrado Coração de Jesus (Água Emendada); São Sebastião (Gato Preto);Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Paraíso); Sagrada Família (Córrego Rico) e Nossa Senhora Aparecida (Colônia do Ariranha),

 

Pastoral da comunicação – Pascom
Diocese d erondonópolis-guiratinga