DIOCESE INICIA ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS

Desde 1992, então dom Osório Stoffel e Pe. Giovane Pereira, juntamente com alguns leigos e leigas sonharam e organizaram um curso de Teologia para Leigos. Iniciou no mesmo ano e passados 27 anos interruptamente a diocese oferece o Curso de Teologia para leigos e leigas. Neste ano de 2019, são 46 lideranças das diversas paróquias que iniciara o primeiro ano e mais 35 cursistas frequentam o segundo ano. O curso é oferecido durante uma semana de segunda à sexta feira, das 19:15 às 21:45horas, uma vez por mês, durante nove meses e em três anos,

Assim a Diocese quer qualificar seus leigos para a missão da Igreja nos dias atuais para ser Igreja evangelizadora em permanente estado de missão. Ser Igreja do “ide pelo mundo”,  “Igreja de saída”. Ser Igreja de comunhão, de diálogo, fiel a JESUS CRISTO, ao EVANGELHO, aos ENSINAMENTOS da Igreja. Para atingir essa meta uma das propostas é o Curso de Teologia para Leigos que tem como propósito oferecer condições para a formação de leigos e leigas para que vivam a experiência da fé, inseridos nas comunidades e atuantes nas diversas realidades.

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga se identifica como “Igreja acolhedora, solidária, ministerial, comprometida com o processo de transformação social, a serviço da vida e da esperança”. Para atingir essa meta uma das propostas é o Curso de Teologia para Leigos que tem como propósito oferecer condições para a formação de leigos e leigas  para que vivam a experiência da fé, inseridos nas comunidades e atuantes nas diversas realidades.

Entre os objetivos destacam-se “Oportunizar aos cursistas um processo de reflexão sobre quem somos nós à luz de Deus e sobre o que Deus espera de nós e possibilitar o conhecimento sobre Jesus Cristo e sobre os documentos da Igreja por meio de aprofundamento de conteúdos bíblico-teológico-pastorais e avaliação da prática cristã no mundo atual”.

Nessa primeira etapa que teve seu início na noite do dia 18 de março no primeiro ano Dom Juventino Kestering, após a acolhida, iniciou o aprofundamento sobre o que é teologia, porque fazer, teologia, para quem serve a teologia e qual o seu valor para o crescimento da fé. Já no segundo ano a professora Marcia Regina Pavoni de Carvalho aprofundou o tema da Metodologia de Planejamento.

Pastoral da Comunicação – Pascom