28ª ROMARIA DOS MÁRTIRES

A diocese de Rondonópolis-Guiratinga prepara a 28ª Romaria dos Mártires a acontecer em Rondonópolis-MT, no dia 07 de abril de 2019 com om o tema: Profetas da Fé, esperança e da Justiça e lema: “Serás liberto pelo Direito e pela justiça” (Is 1,27).

Romaria é tempo de celebrar e manter viva a memória daqueles e daquelas que deram sua vida em defesa da vida e, hoje são para nós testemunhas de entrega ao projeto de Deus. Mártires – homens e mulheres que doaram a vida por causa de Jesus Cristo, pela vida do povo, defesa dos pequenos, defesa da ecologia e de Politicas Públicas para todos. São vinte oito anos em de testemunho, de camarinhada e de compromissos neste ano em defesa da criação, da vida, da justiça e neste ano de Politicas Públicas.

O que motiva o romeiro a caminhar? É por causa de Jesus, Mártir dos Mártires. Aquele que veio ao mundo como enviado do Pai. Por amor à humanidade doou a sua vida pela instauração de seu projeto de amor em defesa de seus filhos e filhas e pela nossa salvação.

A bíblia narra em muitos livros a caminhada do povo que se põe em romaria, Abraão partir de Ur e foi para a terra que “Deus lhe dará”. Moisés acompanhou orientou a caminhada do Povo de Israel do Egito para a terra prometida. Os Judeus piedosos anualmente faziam a sua romaria até o templo. Jesus caminhava de um lugar para outro acompanhado das multidões. Caminhar, ser romeiro é algo inerente à pessoa humana. Assim, neste ano, como nos demais, cada paróquia da cidade acolhe seus romeiros, oferece água, lanche para depois caminhar juntos e o povo vai se reunindo formando a multidão dos que creem e testemunham publicamente a sua fé.

A Campanha da Fraternidade faz um convite aos cristãos: Cobrar Políticas Públicas que favoreçam os a Vida Plena para todos. A promoção de Politicas Públicas, a defesa das florestas, da biodiversidade da fauna e flora e acima de tudo a vida para todos é o desafio que propõe a Campanha da Fraternidade.  E este desafio está inserido no tempo da quaresma, tempo de conversão de atitudes e gestos concretos de conversão.

O trajeto da caminhada tem como concentração a Praça da Uramb, ao lado da Câmara de Vereadores, passando a 13 de maio, entrando na Rua Presidente Kennedy, seguindo pela Rua Rosa Bororo em direção ao Cais, onde nasceu a cidade de Rondonópolis ara a celebração da eucaristia e assumir os compromisso de fé e de caminhada.

 

Pastoral da Comunicação – Pascom
Diocese de Rondonópolis Guiratinga