JOVENS SE ENCONTRAM

Entre os dias 16 e 17 de março de 2019, as coordenações da Pastoral Juvenil do Regional Oeste 2 estiveram reunidos no Centro de Evangelização (CENE) em Cuiabá. Se fizeram presentes as coordenação da Pastoral da Juventude, jovens advindos de movimentos, de novas comunidade de vida, jovens dos grupos paroquiais num total de 26 lideranças.

Constou da programação: Oração inicial, apresentação dos participantes e uma manhã para cada jovens relatar suas atividades em seu grupo, as conquistas e desafios. Destacou-se: A importância de um padre na assessoria diocesana, maior investimento na formação da juventude, reuniões e encontros com mais formação e menos avisos e comunicações, evidenciou-se a necessidade de acompanhamento da juventude, evidenciou-se a rotatividades das coordenações, tanto das coordenações diocesanas como dos grupos. Mas foram apresentadas luzes, esperanças, belas experiencias no campo da formação, das missões, do resgate de jovens, do acompanhamento e do aprofundamento da espiritualidade.

Pe, Jair Fante, secretário regional da CNBB, fez também a acolhida e insistiu na importância de três eixos na vida da juventude: O cuidado com a pessoa, como gente, o cuidado psicológico e o cuidado da fé. Agradeceu também a atuação dos jovens no Regional Oeste 2. Em continuidade, e percebendo que um dos entraves do setor juventude é a formação de lideranças, de coordenações, dom Juventino Kestering fez um estudo integrado com os participantes sobre o Ministério da Coordenação. Instruiu: “Coordenar significa ordenar em conjunto, organizar o conjunto, pôr em ordem o desconjunto. Promove a união de esforços, de objetivos comuns e de atividades comunitárias, evitando a desordem e o isolamento. Coordenar é criar relações, facilitar a participação, desenvolver a sociabilidade, levar à cooperação, comprometer na corresponsabilidade, realizar a inter-ação e tornar eficaz o conjunto da caminhada catequética.

Criar relacionamento: motivar para a renovação. Aprender a fazer em equipe. Não acumular funções. Buscar o novo. Ir ao encontro. Relacionar-se afetiva e humanamente. Dedicação e entrega, não apascentar-se a si mesmo, mas apascentar as ovelhas. É missão que conduz, orienta, encoraja os catequistas e a comunidade na comunhão. É missão de integrar, animar, avaliar, revisar, celebrar, incentivar a caminhada no ministério. “Esta missão requer um trabalho de equipe e não só de uma pessoa”.

Após explanação, grupos e plenária os participantes apontaram como importante: Formar novas lideranças, ouvir, acompanhar, caminhar junto. atenção aos grupos por ocasião da troca de coordenação, seu enfraquecimento, a importância de grupos estarem inseridos na comunidade, integrar mais a juventude nos programas das paróquias e mais espaço no Conselho de Pastoral Paroquial. No final da tarde, os jovens juntamente com a Pastoral da Sobriedade participaram da celebração da eucaristia.

Na manhã de domingo, após a celebração da eucaristia, os jovens se debruçaram sobre as Missões Juvenis, com diversas propostas para a efetivação das missões como uma das características da Juventude. Foi formada uma comissão que no decorrer do ano apresentará um projeto que será aprovado no encontro do final de ano. Também os jovens dedicaram em grupos um longo tempo para sugerir um mínimo de programação para os próximos três anos. Diversa sugestões foram apontadas como a constante organização da coordenação, padres assessores em cada diocese, ir ao encontro dos jovens, a proposta de um Congresso Regional da Juventude, trabalhar mais o lado humano do jovem, organizar comissões para descentralizar os encontros. Na ocasião também foi organizado o encontro de 9 e 10 de novembro, no CENE com a sugestão de convidar um assessor para aprofundar o tema do pastoreio e do cuidado com o jovem.

Na avaliação os jovens expressaram a alegria de terem participado, a dinâmica utilizado, a partilha, os encontros em grupos, a espiritualidade, a organização da Pastoral Juvenil como pontos significativos do encontro. Após um momento orante, com a bênção de Dom Juventino, deu-se por encerrado o encontro.

Pastoral da Comunicação – Pascom