ESCOLA DE FORMAÇÃO DE NOVOS MINISTROS

No dia 09 de março de 2019, aconteceu em uma das salas do CEPA (Centro de Formação de Pastorais) localizado a Rua Frei Servácio em Rondonópolis-MT, o primeiro modulo de formação de novos Ministros da Forania de Rondonópolis da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Contou com a presença de sessenta participantes.

A formação consta de dez módulos, sendo o primeiro em março e o ultimo em novembro de 2019. Neste primeiro modulo tivemos como assessor Padre Gunther Lendbradl, com o tema “Ser Ministro numa Igreja Ministerial”.

O Concilio Vaticano II, possibilitou a valorização dos leigos nos ministérios da Igreja, e as portas abertas para a atuação dos leigos e leigas; sendo assim, esta formação vem ao encontro destes serviços na Igreja, tendo o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística para distribuir a  Sagrada Comunhão, exercer o ministério da Palavra, levar comunhão aos doentes em suas casas e hospitais, presidir orações litúrgicas ou seja vários serviços que compete ao ministro na Igreja.

Agradeço o trabalho realizado nas paróquias dos padres e dos coordenadores paroquiais de ministros, enviando leigos para esta formação de novos ministros. Assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos  (Mt 20.28).

Cleuza Maria Martins Manera
Coordenadora diocesana de ministros.