INICIAR A QUARESMA

Na noite do dia 06 de março de 2019, dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga presidiu a Eucaristia na Catedral com inicio da quaresma, o rito da imposição das cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

O bispo apropriando-se do texto base da CF 2019 instruiu: “Os exercícios quaresmais que a Igreja propõe aos católicos são: jejum, esmola e oração. São os exercícios físico-espirituais para se deixar tomar pelo seguimento de Jesus Cristo.

Jejum: esvaziamento, expropriação, concentração, libertação! Tudo para que sejamos um só em Cristo (GI 3}28)} e Cristo seja formado em nós (GI4) 19). O jejum é receptividade da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Despertar em nós a fome de Deus e a disponibilidade de saciar a fome dos irmãos e irmãs.

Esmola: partilha, misericórdia, cuidado, entrega! Vida evangélica partilhada! O amor e a misericórdia saem ao encontro do outro. Esmola é dinâmica do amor de Deus: saída! A esmola nasce da alegria de ter encontrado o tesouro escondido, a pérola preciosa (Mt 13,44-46).

Oração: a escuta e a meditação despertam para a oração. A escuta e a meditação se fazem palavra, prece, oração. Oração como necessidade do coração de transformar em palavras as manifestações amorosas de Deus. Jejum, esmola e oração despertam para a sensibilidade do tempo que está sempre por se completar e repleto de Deus. Movimento de mudança, de transformação para atingir a plenitude da vida em Cristo. Os exercícios quaresmais com caminho do direito e da justiça.

A Quaresma nos provoca e convoca à conversão, mudança de vida: cultivar o caminho do seguimento de Jesus Cristo. Ela desperta a necessidade de partilha e nos aproxima da irmandade.

O templo estava repleto de cristãos. Muitas crianças e jovens, essa foi a tônica da celebração. Percebe-se uma lenta e gradual busca pela fé católica, em especial, jovens.

Pastoral da comunicação – Pascom