PARÓQUIA EM ASSEMBLEIA

Aconteceu neste sábado, dia 02 de fevereiro de 2019, a 1º Assembleia Paroquial da Paroquia São João Bosco, cidade de Rondonópolis, que reuniu 122 pessoas. O pároco, Padre Jhonatha Almeida da Silva, pároco, coordenadores de pastorais, movimentos e comunidades com muita disposição e alegria participaram deste momento histórico de comunhão e fé. Foi marcante a grande participação da juventude, através dos grupos de Jovens RCJ e RUAH, eles acolheram a todos e animaram a Assembleia.

A oração inicial foi conduzida pelo Grupo de Oração “Sonho de Deus”. Em sua palavra de abertura, Padre Jhonatha apresentou a importância da Assembleia para a Paróquia, as metas e objetos a serem atingidos com este encontro. Foram apresentadas pela Maria da Glória as avaliações das comunidades e pastorais sobre os 03 meses de existência da paróquia, o que sonham realizar e a realidade que enfrentaram juntos.

Contando com a presença da Assessora Diocesana Laci, que ministrou uma formação sobre o Plano Diocesano de Pastoral e sobre duas urgências: Igreja em estado permanente de missão e Igreja Vida Plena para todos, sendo esta última a prioridade neste ano de 2019 na Diocese Rondonópolis-Guiratinga. Esta formação servirá de norte para as lideranças da paróquia, auxiliando assim na condução dos trabalhos nas comunidades; houve um entendimento do que é Trabalhar em Pastoral de Conjunto, onde as comunidades e pastorais vivem em comunhão e participação, todos têm a mesma importância e fazem parte do mesmo Corpo que é a Igreja de Jesus Cristo.

Foi apresentado também um Projeto Missionário elaborado pela coordenação do CPP para a paróquia desenvolver neste ano de 2019 nos bairros que serão entregues no decorrer deste ano. O projeto foi aprovado pela grande maioria dos delegados e escolheram os membros do COMIPA (Comissão Missionária Paroquial) para articular e motivar o projeto.

Em um momento seguinte, houve a apresentação do Projeto Ônibus da Saúde e Projeto Ler é Crescer, realizado pela Comunidade Divina Providencia na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, e da necessidade de um trabalho de divulgação junto às comunidades da paróquia para utilização dos benefícios desses Projetos.

Através de um Trabalho em Grupo chegou-se a um consenso de quais são as realidades sociais da região paroquial que com maior urgência necessitam da nossa ação como Igreja.  Também foram apresentadas sugestões de como a Igreja pode contribuir na transformação social frente aos problemas pontuados. Tudo que foi apresentado no trabalho em grupo foi entregue para a Pastoral Social, Sobriedade e Projeto Marmita Solidária, com a finalidade de que façam um estudo mais profundo e elaborem um Projeto para ser apresentado no CPP e executado por todos.

Quase no fim, foram apresentados os novos coordenadores, a agenda paroquial e diocesana do ano, a prestação de contas, informes das pastorais e feito lançamento do show de prêmios.

Todos unidos com muita alegria e vontade de servir renovaram seu compromisso com Deus e os irmãos mais necessitados com uma linda Adoração ao Santíssimo conduzida pelos ministros. Certos do amor de Deus para fortalecer a Paroquia e impulsionar na missão de acolher e evangelizar aos irmãos, a Assembleia foi encerrada com um delicioso jantar.

Elizete
secretaria da Assembleia.