A CAMINHO DO 15º INTERECLESIAL

DIOCESE DE RONDONÓPOLIS-GUIRATINGA

No término do encontro da Ampliada Nacional das Cebs, realizado em Cuiabá entre os dias 24 a 27 de janeiro de 2019, foi escolhido tema e lema do 15º Intereclesial a ser realizado em Rondonópolis-MT entre os dias 19 a 24 de julho de 2022. O tema “Cebs: uma Igreja em saída na busca da vida plana para todos e todas” com o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17), levou-se em consideração o pedido do Papa Francisco numa Igreja em saída, que vai ao encontro das periferias sociais e existências. Igreja presente, que anuncia o Evangelho, atinge o coração para que “todos tenham vida plena”. Não para pouco privilegiados, mas vida para todos, para o planeta, para os povos independentes de raças, cultura ou credo.

“Igreja em saída”, expressão do Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelium Gaudium ganha significado na vida pastoral da Igreja. Expressa uma Igreja missionária que sai de si mesma e vai em busca, ao encontro. Com essa expressão, o tema escolhido ajuda as comunidades, as pastorais, os serviços, os movimentos eclesiais a abraçarem a causa da vida das comunidades.

Já o lema, no contexto de Isaias e do Apocalipse lança uma perspectiva de esperança que se constrói à luz do Evangelho, da prática cristã, do sonho do bem viver com “terra, teto e trabalho para todos” como afirma Papa Francisco.

Assim em sintonia com o Evangelho, com o ensino da Igreja e as orientações pastorais da CNBB, os quatro anos de preparação para a celebração do 15º Intereclesial que contribuir na formação de comunidades vivas, participativas a serviço da “Vida Plena para todos e todas”.

Ampliada das Cebs – Regional O2 – 2019

Também foi decidido que o 15º Intereclesial terá 1600 delegados, com um acréscimo de no máximo em 400 (entre membros da Ampliada Nacional, bispos, padres, assessores, coordenadores, convidados, CNBB Nacional, CNBB Regional, representantes do Cone Sul, representantes do CONIC, de Faculdades Católicas e Institutos de teologia, CNP, CRB, CNL, CND, seminaristas, candidatas à vida religiosa…).

Em decorrência do sínodo sobre a Amazônia o 15º Intereclesial terá participação ativa de povos indígenas do Brasil. Há uma preocupação para o envolvimento e participação da Juventude.

Contará com mais ou menos 800 voluntários advindos das paróquias da diocese de Rondonópolis-Guiratinga e das demais dioceses do Regional para serviços de acolhida, limpeza, alimentação, infraestrutura, financeiro, orientação dos romeiros, preparação da noite cultural, canto, liturgia, serviço de água potável, recolhimento de lixo, saúde, achados e perdidos, guias para as mini plenárias. (Paróquia São José Operário salão e escola; Paróquia Bom Pastor – salão e escola Santo Antonio; Paróquia Sagrado Coração de Jesus: salão, comunidade Rosa Mística, Escola Sagrado Coração de Jesus, Comunidade São Francisco; Paróquia Nossa Senhora Aparecida – salão, e comunidade São Cristóvão; Paróquia São João Batista: Oratório dom Bosco, Paróquia São João Bosco-salão; Paróquia São José Esposo, Paróquia Santa Cruz… e outros locais…). Paróquia Santa Terezinha e CEPA terão funções para a Coordenação.

Desde já precisamos ir motivando as nossas casas para ser “casa que acolhe um romeiro”. Necessitamos entre 900 a 1.100 casas para acolher os quase 2 mil  participantes. Tem-se o desejo e sonho de não usar nenhum plástico.

Agora é tempo para aproximar distancias acalmar o medo das diferenças pastorais, olhar para o horizonte das comunidades, nos preparar para sermos uma Igreja que acolhe com alegria, fazer do Intereclesial uma prática de vida, pois nós não somos somente destinatários de um Intereclesial, mas sujeitos vivos e atuantes.

O livro para Grupos de Família, 2020, terá, à luz da Bíblia, o tema da “acolhida”.  Povo de acolhida, Igreja de acolhida, Diocese de acolhida e casa de acolhida.

Dom Juventino Kestering
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga