CELEBRANDO OS RITOS

Na manhã do dia 27 de outubro de 2018, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, cidade de Rondonópolis, a catequese realizou mais uma etapa celebrativa dos ritos de Iniciação à Vida Cristã. Reunindo catequistas, catequizandos e família a comunidade com a presidência de o Pároco Pe. Ermes participou do rito da oração da Ave Maria bem como entrega de um terço para cada catequizando. Assim a catequese, no âmbito da diocese deixa de ser somente uma preparação para os sacramentos, mas torna-se um caminho de estudo, vivencia, ritos celebrativos, interação família, catequese e catequziandos.

“A Iniciação à Vida Cristã é um processo de crescimento na fé de forma gradual e permanente, que acontece numa comunidade eclesial. Visa transformar a fé inicial em uma fé progressivamente adulta, cada vez mais convicta e comprometida. No processo vai se fortalecendo no encontro pessoal com Jesus e com o Evangelho de maneira mais intensa através de uma experiência fascinante (DAp 277), que leve a uma adesão, comunhão e intimidade plena com Ele, caminho, verdade e vida (Jo 14, 6). A Iniciação à Vida Cristã tem como inspiração o catecumenato que não se limita à celebração dos sacramentos, mas a um progressivo mergulhar no mistério, dando valor a tempos, etapas com suas celebrações, símbolos, ritos, benções…A Iniciação à Vida Cristã desperta, amadurece a fé inicial e educa a pessoa como verdadeira discípula de Cristo. Como características do discipulado são indicadas: “Que Cristo seja o centro da pessoa, através de um constante encontro, tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, participante da Eucaristia, inserido na comunidade eclesial e social e tenha um coração missionário” (DAp  292).

Pastoral da Comunicação – Pascom