PANTANTAL – ENTRE SECA E FLORES DOS IPÊS

Dentre os três biomas de Mato Grosso, nós temos o pantanal, riqueza esta, que uma parte é atendida pela paróquia Nossa Senhora de Fátima, mas que territorialmente se localiza entre os municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão do Melgaço.

O povo pantaneiro é considerado população nativa mato-grossense, trazendo costumes de seus ancestrais: religiosidade, simplicidade e resistência. Na religiosidade, sobressai o altar dos santos, com várias imagens, em cada família tradicional, logo na sala, para que a visita chegue à casa e saúda os santos, pedindo bênção e proteção. Muitos filhos moram na casa que eram de seus avós, e preservam a humilde casa com todo respeito.

Nas festas, abatem bois e fazem aqueles enormes churrascos, assados num grande buraco cavados na terra, e acontece a partilha. Essas famílias sobrevivem da pesca e um pouco de criação de gado. São sítios distantes um do outro, casas muito simples, algumas ainda de pau-a-pique. É muito comum ver uma rede armada na área para criança ou idoso/a descansar.

É desafiante a permanência dos jovens nesse lugar. Por causa dos estudos, eles vão para a cidade permanecendo no pantanal os adultos e idosos. É muito raro ver crianças. O lugar é bonito para morar, mas não oferece transporte, pois as estradas são precárias. Nessa região são tem duas comunidades: Bahia São João e Lambari. Contudo, pela distância das famílias, o ideal seria formar mais duas comunidades, devido às dificuldades de acesso às citadas comunidades.

Com o feriado prolongado de setembro, irmã Ida Faria optou para ficar uns dias com aquelas famílias com o objetivo de contemplar, visitar e celebrar.  Foram 04 dias de significativos. Ir de carona, ser acolhida, ter sempre um/a guia para as visitas. Todas as manhãs eram para o deserto, as tardes realizava-se visita às famílias, aos doentes e à noite rezava-se com as famílias, usando o livrinho que tem como tema “Bíblia nas mãos” elaborado pela diocese. Foi grande a acolhida das mesmas.

No domingo, com a presença do padre Lauri, foi realizado missa nas duas comunidades. Na Bahia São João, em plena tarde e calor, houve um lindo casamento de Cândida e Pedro. Toda comunidade se envolveu e festejou. Peçamos ao Deus da vida, que derrame suas bênçãos ao povo pantaneiro. Benção de saúde e alimento.

Irmã Ida Faria
Irmã Catequista Franciscana