EM GUIRATINGA

Na noite do dia 29 de agosto de 2018, dia do martírio de São João Batista, patrono da Igreja Matriz da Paróquia São João Batista em Guiratinga, diocese de Rondonópolis-Guiratinga marcou o dia com celebrações. Constou da programação a Caminhada da Família, saindo da comunidade Nossa Senhora Aparecida rumo à Igreja Matriz. Cantos, reflexões, orações e vivas marcaram a caminhada. Uma vez no templo dom Juventino presidiu a missa e juntamente com Pe. Marcos, pároco da paróquia. O templo estava repleto de fieis que acorreram para o encerramento da Semana da Família. Na homilia, o bispo ressaltou a importância da vida familiar, do clima de diálogo e em especial convidou as crianças e jovens para conversarem com os avós para que esses contem a história da vida, do ambiente social em que vieram e a experiência religiosa.

No final da celebração houve a consagração das famílias à Sagrada Família de Nazaré, a benção das casas e das famílias e a entrega de um chaveiro com a imagem da Sagrada Família. A comunidade estava feliz e testemunhava a alegria de viver a fé, de ter uma família, de ser amparado por alguém. Elogiaram também a forma como o pároco e o seminarista Luan estão conduzindo a caminhada pastoral da paróquia na matriz, nas comunidades e nos assentamentos e comunicardes rurais.

A Paróquia São João Batista de Guiratinga foi fundação 1933. Conta com 9 comunidades urbanas e dezenas de comunidades rurais algumas com templo construído outras as celebrações acontecem nas casas, na escola ou no centro social.

Conta ainda com três congregações religiosas:

– Filhas de Maria Auxiliadora – Instituto Santa Terezinha que se dedicam à educação e ao Centro Social Juvenil

– Irmãs da Divina Vontade que cuidam da Casa Gaetana, trabalho com idosos

– Consagradas secular/Instituto Ame do Divino Amor que se dedicam aos trabalhos sociais em especial no Patronato Santo Antonio

Guiratinga já foi sede de diocese e atualmente, por um decreto do Papa Francisco está anexado à Diocese de Rondonópolis formando a diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Pastoral da Comunicação – Pascom