RITOS CELEBRATIVOS

No dia 25 de agosto de 2018, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, Rondonópolis, na Missa das 8:30horas foi realizado do o rito da entrega do Pai Nosso com os catequizandos da Paróquia. Per Ermes Campos, o pároco juntamente com os catequistas motivou a presença dos pais e da família dos catequizandos para participarem destes ritos. Todas as famílias se fizeram presentes e sentiram como um momento importante na vida dos filhós quando os próprios pais entregam a Oração do Pai Nosso e rezam junto com seus filhos. Alguns adolescentes viram pela primeira vez o pai rezar em voz alta. Isto faz parte do processo da Incitação à vida Cristã que trabalha o método das celebrações, inserção nas comunidades, compromissos e gestos concretos na comunidade e conversão.

. “Os ritos de entregas a serem feitos na catequese, são inspirados pelo RICA – Ritual da Iniciação Cristã de Adultos, livro litúrgico que orienta as diferentes etapas do Catecumenato (iniciação cristã de adultos em nossa Igreja), aprovado pela Sagrada Congregação para o Culto Divino em 1973. No Brasil o livro do ritual aprovada em 2001 pela CNBB, trouxe mudanças adaptativas para a nossa realidade e inclusão de algumas normas exigidas pelo Código de Direito Canônico, textos bíblicos aprovados pela Sé Apostólica e também observações sobre a Iniciação cristã.. O RICA, em seu Capítulo V, disciplina a Iniciação de crianças em idade de catequese, entendendo aquelas que ainda não foram batizadas, juntamente com a catequese para o grupo de crianças já batizadas”

Pastoral da comunicação – Pascom
Diocese de Rondonópolis Guiratinga