CAMINHADA DA FAMÍLIA

Neste dia da Assunção de Maria, mãe de Jesus, a Igreja recorda e celebra o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, como uma verdade doutrinal. Assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. A devoção a Nossa Senhora está presente na vida das pessoas e ajuda a cultivar a fé e o encontro com Jesus Cristo. No evangelho (Lc 1,39-56) Maria canta as maravilhas de Deus: “A minha alma engrandece o Senhor e meu espirito se alegra em Deus meu salvador”. O Catecismo da Igreja Católica ensina que “a Imaculada Virgem Maria, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. A assunção da virgem Maria é uma participação singular na ressurreição do seu filho e uma antecipação da ressurreição” (CIC 966). O dogma da Assunção foi declarado no dia 1° de novembro de 1950 pelo Papa Pio XII, assim definido: “Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos São Pedro e São Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial” (MD 44). Nesse dia celebra-se o dia dos religiosos e religiosas que consagram sua vida a Deus, a serviço do Reino, sendo presença nos mais variados ambientes de promoção, de evangelização, de defesa da vida. A presença das religiosas e dos religiosos é bênção de Deus para a Igreja.

A diocese de Rondonópolis-Guiratinga realiza a 11ª Caminhada da Família O tema: Família “Sal da terra e Luz do Mundo” inspira a 11ª Caminhada da Família. Pe. Antônio Maria assim canta: “É no campo da vida que se esconde um tesouro. Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha. É presente de Deus, é o céu já aqui, O amor mora ali e se chama família. Como é bom ter a minha família, como é bom! Vale a pena vender tudo o mais para poder comprar. Esse campo que esconde um tesouro, que é puro dom, É meu ouro, meu céu, minha paz, minha vida, meu lar”. Sim, a família é o mais sagrado tesouro da humanidade. Apesar de ventos contrários acredita-se no valor e na missão da família. Ter uma família, um lar, abraço, ternura, mesa, partilha, olhares de pais, brincadeiras das crianças. É no lar que se aprende a amar, respeitar, acolher o outro, a perdoar.  É no lar que se aprendem valores, princípios de vida, de honestidade, de tolerância, de ética. É no lar que a semente dos valores da cresce e se desenvolve.

O Papa Francisco ensina: “A família mais bela, protagonista e não problema é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro”. O sonho de cada pessoa é ter seu lar, sua família, sua casa. Esse valor a Igreja assume como uma prioridade da missão, como instituição que molda personalidades harmonizadas, cria laços afetivos e forma o cidadão. E continua o Papa: “De modo particular, diante da cultura do descartável, que relativiza o valor da vida humana, os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta deva sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida”.

A caminhada da família será no dia 19 de agosto, às 16:30 horas como ponto de encontro  na Praça Bom Jesus na Vila Operária com rito de acolhida e organização da caminhada que segue pelas ruas até a Igreja Matriz de São José Esposo, onde às 18:00 horas será celebrada a missa, incluindo também o jubileu de prata da fundação da paróquia.

Traga sua família, as crianças, os cadeirantes, jovens e todos que acreditam no valor da família. Mesmo os que desfizeram sua família e estão procurando reconstruir a vida, sejam bem vindos à caminhada da Família.

Rezemos com a Igreja: Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu, em corpo e alma, a imaculada Virgem Maria, mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese abençoe e proteja nossa família. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados. Vamos irradiar alegria e fé e fazer coisas boas.

Dom Juventino Kestering
Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga