Formação Missionária para seminaristas em São Luís do Maranhão

Entre os dias 01/07 a 05/07, na capital do estado do Maranhão, São Luís, ao som do batuque do Bumba-meu-boi do Maranhão, seminaristas de todo o Brasil, foram acolhidos no 10º FORMISE Nacional e Nordeste. Em consonância com a macrorregião nordeste do país, o FORMISE celebra os dez anos de sua edição com o tema “A alegria do Evangelho, anúncio, comunhão e missão”, e o lema “Ardia nossos corações quando Ele nos explicava as escrituras pelo caminho” (Lc 24, 32).

O encontro contou com a presença de dezessete regionais representados por cento e trinta e dois participantes, sendo eles seminaristas diocesanos e religiosos de todas as etapas formativas. O Regional Oeste 2 foi representado por três seminaristas, sendo eles, Higor Marcelo Franco Barboza, seminarista desta diocese, Leonardo Queiroz, seminarista da Diocese de Diamantino e Maikon Augusto, seminarista da Diocese de Primavera do Lesta-Paranatinga.

Fizeram-se presentes neste encontro, o Bispo referencial para as missões, Dom Esmeraldo Barreto, o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Pe. Antônio Niemec, Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba (PR) e Dom José Belisário, Arcebispo da capital maranhense.

Por meio de Conferências e oficinas, foi refletido temas a luz da “Evagelii Gaudium”, trazendo a missionariedade como pedra fundamental da Igreja, que na sua essência é missionária. Trabalhamos, também, a temática da Igreja em saída, renovação eclesial e o projeto Igrejas irmãs proporcionando aos seminaristas o caminho do discipulado, impulsionados pela alegria do Evangelho que salva e envia, para que se tornem futuros missionários-presbíteros da Igreja no Brasil.

Durante a formação, houve muitas trocas de informações e cultura, possibilitando aos participantes adquirir um vasto conhecimento em torno da missão no contexto atual da América Latina. Assim sendo, o 10º FORMISE nos mostrou que devemos ser perseverantes na caminhada vocacional-missionária, colocando-nos a disposição do próximo e vivendo a missão como tanto nos pede o Papa Francisco.

Pe. Jhony Nery