RITO DA ASSINALAÇÃO

Na manhã do dia 30 de junho de 2018, na Matriz Nossa Senhora Aparecida, cidade de Rondonópolis, realizou-se o rito da Assinalação das crianças adolescentes do nível comunhão Eucarística. Os ritos foram presididos pelo Pároco Padre Ermes, com a presença dos catequistas, pais e comunidade. A catequese como Iniciação à Vida Cristã além dos conteúdos da fé, prima pela experiência de vida, pelas ações concretas na comunidade e pelos ritos celebrativos como uma progressão de vida rumo à Comunhão Eucarística e vivencia na comunidade.

A Igreja ensina que “realizada a primeira evangelização, o começo da conversão, da fé e do sentido de pertença à Igreja os catequizandos tenham contato direto com o padre, com membros da comunidade e maior proximidade com os pais ou seus educadores”. Conforme ritual simplificado no Roteiro da Diocese “assinala-se a fronte com o sinal da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo como o distintivo dos cristãos”. Quem preside reza: ‘Por isso, agora vou marcar vocês com o sinal da cruz. Cada vez que rezarem e fizerem o sinal-da-cruz, lembrem-se de Jesus Cristo e de seu amor por vocês”. O sinal da cruz pode ser realizado na fronte, nos ouvidos, nos lábios, no peito, nas costas.

Conforme testemunho do pároco e da comunidade participativa resumiu-se numa palavra: “Foi lindo”. Em toda diocese a pratica da celebração dos ritos faz parte da catequese de Iniciação à Vida Cristã.

Pastoral da Comunicação – Pascom