EM DOM AQUINO

No dia 23/06 na paroquia São Sebastião de Dom Aquino, aconteceu a formação paroquial de Catequistas com o tema “A metodologia catequética”, assessorada por M. Aparecida Silva, membro da coordenação diocesana de catequese.

A iniciação cristã é uma exigência da missão da Igreja hoje e enquanto diocese e tem como objetivo, possibilitar meios para os catequistas a tornarem-se verdadeiro discípulos/as de Jesus, para comunicar a mensagem dele aos catequizandos, ajudando-os no crescimento e amadurecimento da fé, tendo em vista a grande pergunta: “Mestre, onde moras?” Vinde e Vede!  Foram, viram e permaneceram com Ele” (Jo 1, 38-41).

Devemos nos preocupar com a formação dos catequistas nas três dimensões, de cuidar e alimentar o “ser”. Formar no “saber”. Capacitar para “saber fazer”.

A catequese da iniciação a vida cristã é uma ação da Igreja, e também/um ressoar da experiência de intimidade com o Senhor que precisa estar impressa na/vida daqueles que se sentem chamados a cumprir a tarefa da transmissão da fé que/Jesus nos deu quando disse: “Ide, fazei discípulos meus… ensinando-os a observar tudo que vos ordenei” (Mt 28,19)

“A catequese é um processo dinâmico e abrangente de educação da fé, um itinerário e não apenas uma instrução” (Catequese Renovada 282). “Ela é em primeiro lugar, uma ação eclesial, pela qual a Igreja transmite a fé que ela mesma vive. O catequista é um porta-voz da Comunidade e não de uma doutrina pessoal” (Catequese Renovada 45).

“A catequese tem como tarefa proporcionar a todos o entendimento claro e profundo de tudo o que Deus nos quis transmitir: investigar com seriedade e entender o que os escritores sagrados escreveram para manifestar o que Deus nos quer falar. É importante conhecer a catequese” Querigmática e Mistagógica, na melhoria do processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão e produção de conhecimentos cristãos/as.

A Pedagogia catequética, supõe uma ação de planejamento, o qual requer “domínio” do conteúdo a ser transmitido (O QUÊ?); Conhecimento da realidade e da vida dos catequizandos (QUEM?); Objetivos claros e concretos (PARA QUÊ?); discernimento para escolher o melhor caminho, o método mais apropriado (COMO?); Capacidade para agendar as datas e administrar bem o tempo (QUANDO?); clareza quanto à razão da sua missão e do caminho a ser percorrido (POR QUÊ?).

Pastoral da Comunicação – Pascom