DE TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO, SEMPRE AMIGOS!

Entre os dias 08 e 10 de Junho aconteceu na sede da CNBB Regional Oeste 2 em Cuiabá/Mato Grosso o Encontro de Formação para assessores da Infância e Adolescência Missionária, tendo também a participação de diversos representantes das Dioceses de Mato Grosso.

O encontro teve como tema Infância e Adolescência Missionária – Construindo Sinodalidade e Comunhão, sendo ministrado pela Ir. Patrícia de Souza, Secretária Nacional da Infância e Adolescência Missionária, sob a proposta de caminhar juntos.

A sinodalidade da Igreja é tema de profunda atualidade, adquirindo especial importância desde o Vaticano II, principalmente no pontificado do papa Francisco. Ele nos ofereceu uma reflexão teológica profunda e desafiadora sobre a sinodalidade da Igreja, afirmando que “o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. Expressa a participação e a comunhão em vista da missão; não é algo instrumental, mas pertence à natureza da Igreja.

Este tema atual, belo e exigente, tem implicações importantes para a compreensão e a vivência da missão evangelizadora em uma “Igreja em saída”. Para compartilhar a alegria do Evangelho e fazer discípulos, somos chamados a caminhar juntos, convivendo fraternalmente e trabalhando juntos, no diálogo e no serviço, revalorizando a dimensão comunitária da missão, a ser assumida como Igreja, na Igreja e com a Igreja. Participante da diocese de Rondonópolis-Guiratinga foram, Ir Sonia Maria de Oliveira, Ana Luiza da Silva Santos, Edineidi Medeiro Santos de Alto Garça e dois de Rondonópolis, Hiago Arruda ,Tales Jordão.

Pastoral da Comunicação – Pascom