AS COLUNAS DA IGREJA

Neste 01 de julho de 2018 a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São Pedro e São Paulo. Ambos morreram martirizados na perseguição do imperador Nero no dia 29 de junho do ano de 67 depois de Cristo, em Roma. Pedro e Paulo são pilares da Igreja nascente.

São Pedro é representado no Evangelho como o primeiro dos Apóstolos. Nos momentos decisivos, em que o seguimento de Jesus envolvia crises, Pedro é o porta-voz dos Apóstolos. Foi o primeiro a proclamar a fé na Igreja nascente. Seu nome de família era Simão, filho de Jonas, mas Jesus, no encontro com eles, mudou-lhe o nome para Pedro, pedra-rocha. Pedro era irmão de André, nascidos em Betsaida, pescador de profissão, casado e morava em Cafarnaum. Jesus o chamou para seguir e se tornar um de seus discípulos. Em Cesaréia de Felipe Jesus diz: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus e tudo que ligares sobre a terra, será ligado no céu, e tudo que desligares na terra será desligado também no céu” (Mt, 16,13-20). Depois da ressurreição, em Genesaré, Jesus dirige-se novamente a Pedro e lhe pergunta: “Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? Pedro respondeu: “Sim Senhor, tu sabes que eu te amo”. E Jesus acrescentou: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,15). Assim Pedro recebeu diretamente de Jesus Cristo a missão de apascentar, de cuidar, de zelar o rebanho de Deus. Ele é o primeiro Papa da Igreja.

São Paulo nasceu em Tarso da Cilícia. Um judeu fervoroso. Recebeu sólida formação nas Sagradas Escrituras e nas tradições judaicas. Paulo não conheceu pessoalmente a Jesus. Na juventude perseguiu os cristãos. Mas converteu-se no caminho para Damasco. Uma luz o ofuscou, seus olhos ficaram como que cego e caiu do cavalo (At, 9, 1-9). Neste episódio sentiu que Jesus o chamava para vida nova e missão diferente. Acolheu o chamado de Jesus e deixou-se evangelizar pelo catequista Ananias. Converteu-se. Recebeu o batismo. Tornou-se evangelizador. Foi o primeiro a entender que a mensagem de salvação trazida por Jesus Cristo era dirigida a todos. Assim deixou a Judéia e foi para Atenas, para Corinto, para a Galácia, para Éfeso e chegou até Roma. Por onde passava, anunciava o Evangelho, constituía ministros, formava comunidades e instruía o povo sobre o nome salvador de Jesus. Paulo escreveu diversas cartas que constam nos livros do Novo Testamento. Num dos seus escritos, espécie de um testamento ele diz: “Sofri muito pelos trabalhos, pelos cárceres, pelos açoites. Estive em perigo de morte, fui batido com varas, fui apedrejado, naufraguei. Mas nada, nada me separou do amor a Cristo” (2Cor 11,20-26). Na carta a Timóteo (2Tm 3-18)  São Paulo faz o seu testamento de vida: “‘Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas o também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 0 Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu reino celeste”. No final da vida foi detido em Cesaréia. Levado para Roma onde animava os cristãos e anunciava o Evangelho aos pagãos. No ano 67 foi preso e decapitado por ordem do imperador Nero.

Papa Francisco é o 265º sucessor de Pedro. O Papa tem como missão presidir toda Igreja, cuidar da unidade, animar a evangelização, confirmar os irmãos na fé, falar em nome da Igreja, ser o ponto de ligação entre as dioceses do mundo e assim cumprir o pedido de Jesus de zelar pelo rebanho. O Papa convoca a Igreja para o compromisso com a evangelização, a defesa da vida, a promoção humana e dignidade da pessoa, a superação da fome, da miséria e a busca da paz. E acima de tudo o papa insiste na importância de ir ao encontro, aproximar-se das pessoas e suas necessidades.

Insiste numa Igreja em saída: “Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de «saída», que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12, 1-3). Moisés ouviu a chamada de Deus: «Vai; Eu te envio» (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf.Ex 3, 17). A Jeremias disse: «Irás aonde Eu te enviar» (Jr 1, 7). Naquele «ide» de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (Papa Francisco, EG 20).

Rezemos com a Igreja: Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar são Pedro e São Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese abençoe e proteja a família e as comunidades. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança as desanimados. Vamos irradiar alegria e fé e fazer somente coisas boas.

Dom Juventino Kestering
Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga