DIOCESE CELEBRA O PADROEIRO DA CIDADE

Um dia, lá na Judéia/ Um homem chamado João/
Clamava no deserto/ Que era urgente a conversão. (Bis).
Viva João Batista/ Viva o precursor/
Porque João Batista anunciou o Salvador. (Bis).
João denunciava os crimes/ A todos: ao rei e ao plebeu/
Dizendo que o Messias/ Traz justiça ao Reino seu. (Bis).

Com muita alegria, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga celebrou no dia 24 de junho de 2018 a festa do nascimento de São João Batista, patrono das paróquias São João Batista, Parque Universitário em Rondonópolis e Matriz São João Batista, em Guiratinga. Em Rondonópolis a missa foi presidida pelo bispo Dom Juventino e concelebrada pelo pároco Padre Erondi Tamandaré dos Reis e Padre Danilo Rinaldi e Pe. Kiam. Por ser um santo Popular, São João Batista foi escolhido como Padroeiro da Cidade de Rondonópolis.

Na homilia Dom Juventino contextualizou a história: São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho. Segundo o texto de Mateus: “João usava um traje de pelo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência, por isso “Batista “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Em decorrência da lei nº 5.505/2008, foi declarado Padroeiro do Município de Rondonópolis. São João foi escolhido com o Padroeiro porque é um santo Bíblico, aceito por todas as denominações religiosas e modelo de vida. João Batista era um homem austero. Vivia no deserto, vestia peles de camelo e alimentava-se de gafanhotos e mel.

A imagem de São João Batista tem a mão estendida. Aponta para a cidade convocando os cidadãos a olharem pela juventude, famílias, bem estar da cidade, progresso e acessibilidade a todos percorrendo os caminhos da honestidade, da justiça e dos valores do Evangelho. Uma cidade, um povo, um município não pode ser regido somente por metas econômicas, mas fundamentalmente pelos valores, cultura, educação, segurança. E a religião tem este papel elementar na vida das pessoas. Na maioria das cidades do Brasil o dia do padroeiro é feriado, festejado, comemorado, lembrado e celebrado. O padroeiro torna-se um referencial para o convívio dos cidadãos, horizontes para crianças e adolescentes e modelo de vida para as famílias. Que São João Batista, que apontou sua mão para Jesus, aponte para o município o caminho a seguir, os rumos a trilhar, os valores a defender e a concórdia que marca a vida de uma população. A celebração religiosa aconteceu no dia 24, às 19:00 nas dependências do Oratório Dom Bosco.

Pastoral da comunicação- Pascom