SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA OBRA KOLPING

Realizou-se no Santuário de Aparecida (SP) nos dias 15 a 17 de junho de 2018 com a presença do Diretor Internacional da Obra o Simpósio Internacional da Obra Kolping. Neste evento, com representantes de todos os estados brasileiros,  e a da diocese Rondonópolis-Guiratinga-MT na pessoa de seu Presidente  Pe. Aladim Loureiro e mais 16 membros da obra representando o Estado de Mato Grosso.

A Obra foi fundada no dia 6 de maio de 1849 em Colônia, Alemanha, pelo Pe. Adolfo Kolping com sete jovens, inicialmente chamada “Associação de Jovens Aprendizes”. A partir daí o movimento foi se expandindo pela Alemanha e, posteriormente, por todo o mundo, de forma que assim que seu fundador morreu (1865), já existiam 418 associações com 24 mil membros. Logo após o término da Primeira Guerra Mundial, imigrantes oriundos da Europa, em sua maioria jovem, que na pátria não conseguiam trabalho, trouxeram o ideal Kolping para a América Latina. Em Buenos Aires, Argentina, no dia 9 de maio de 1923 formou-se o primeiro grupo que se orientou no ideal de Adolfo Kolping. Em São Paulo, no dia 22 de junho de 1923 formou-se a primeira Comunidade Kolping do Brasil, chamada Associação Católica Kolping, que em 2008 completou 85 anos. Outras Comunidades Kolping surgiram no Rio de Janeiro (1924), Itapiranga (1931) em ocasião da visita do Secretário Geral Nattermann da Obra Kolping Internacional em Santa Catarina e em Curitiba, no Estado do Paraná, antes da Segunda Guerra Mundial (princípio dos anos 40).

Estimulada pelo Concílio Vaticano II, pela Encíclica “Populorum Progressio” e por meio de experiências colhidas em encontros com países do Terceiro Mundo, a Obra Kolping decidiu, em sua Assembleia Geral Internacional do ano de 1968 em Salzburg, na Áustria, dar um passo que equivale a uma resolução inédita.

Optou-se para que o esforço comum de todas as Comunidades Kolping para o Terceiro Mundo fosse direcionado para um País: Brasil, e para um Setor: Profissionalização. Este projeto recebeu o nome de “AÇÃO BRASIL”. A organização busca a promoção integral da pessoa humana, ou seja, quer ser uma “escola de vida” que inclui os aspectos religioso, profissional, recreativo, familiar, social e a transformação das realidades sociais em que vive o homem através da formação e ação social.

Tem como principais atividades a Promoção do trabalhador em programas de capacitação profissional, trabalho com grupo de idosos, jovens e adolescentes, atividade de assistência social, praticas religiosas, atividades de formação e capacitação.

Campo de atuação: Assistencial socialProteção à criança e adolescentes e profissionalização dos jovens.

Pastoral da comunicação – Pascom