ENCONTRO INTERDIOCESANO DAS CEBs

Comunidades Eclesiais de Base do Regional Oeste 2 – CNBB

ENCONTRO INTERDIOCESANO DAS CEBs

16 e 17 de junho de 2018 – Primavera do Leste/MT

“Somos, como bem frisou o Concílio Vaticano II, o povo de Deus, cuja identidade é ‘a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, em cujos corações o Espírito Santo habita como em um templo’ (Lumen Gentium, 9)”.

Nos dias 16 e 17 de junho de 2018, aconteceu na paróquia Nossa Senhora da Salete, diocese de Primavera do Leste-Paranatinga um encontro interdiocesano das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Oeste 2 – CNBB. Participaram quarenta e três animadores e animadoras das Comunidades Eclesiais de Base vindos de três dioceses: Rondonópolis-Guiratinga, Barra do Garças e Primavera do Leste-Paranatinga. O tema refletido foi sobre a Eclesialidade das Comunidades Eclesiais de Base. O encontro contou com a assessoria de Roberto Rossi e Maria Rossi, assessores do Regional Oeste 2.

O encontro interdiocesano é uma proposta de formação continuada, que acontece no Regional Oeste 2 a mais de três anos. É realizado de forma descentralizada, reunindo as dioceses por proximidade geográfica para facilitar a participação das lideranças e animadoras das comunidades mais distantes, considerando custos e distâncias.

Nesse sentido, organizam-se as dioceses da seguinte forma: 1) Cuiabá, Cáceres e Diamantino; 2) Juína e Sinop; 3) Rondonópolis-Guiratinga, Barra do Garças e Primavera do Leste-Paranatinga. Os temas são definidos nos encontros da equipe Ampliada Regional, depois de uma leitura interpretativa dos “sinais dos tempos” e da realidade sociopolítica, econômica e cultural, extremamente complexa, que afeta a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Oeste 2.

Durante a Assembleia Regional das Comunidades Eclesiais de Base, realizada em março de 2018, as equipes de coordenação e de assessoria regional observou-se que algumas animadoras e animadores das CEBs estão alimentam dualismos e generalizações confusas a respeito do que são as CEBs, seu lugar na Igreja, sua missão profética de anunciar e testemunhar o Reino de Deus para e com os pobres. Sobretudo, considerando o Regional Oeste 2, e com o risco de cair em generalizações injustas, vive-se em um contexto eclesial de paroquialização das comunidades, de centralização pastoral na “paróquia-matriz”, de clericalização, de dificuldades de compreender o complexo processo de transformação da realidade e do mundo. Isso resulta na dificuldade de dar respostas pastorais adequadas às novas perguntas existenciais e aos grandes desafios da vida em sociedade, cada vez mais excludente.

Desse modo, essas inquietações mencionadas acima, resultou na definição de uma reflexão a respeito da eclesialidade das CEBs e sua missão hoje. É importante lembrar que a reflexão sobre a eclesialidade das CEBs, articulada com a eclesiologia do Concílio Vaticano II, Igreja Povo de Deus, não é novidade no Regional Oeste 2. Contudo, na prática, muitas comunidades e paróquias assumem um perfil tradicional de organização e evangelização, que se alimenta de uma espiritualidade que não integra fé e vida, libertação e profecia. E, por isso, faz-se necessário revisitar essa concepção eclesiológica e teológica, para pensar em novos caminhos para as CEBs de Mato Grosso. Na teoria e na prática.

Nesse sentido, o encontro foi conduzido na perspectiva do aprofundamento de uma “Igreja em saída”, estruturalmente ministerial e colegial, cuja missão fundamental é o anúncio e o testemunho do Reino de Deus “para os pobres” e “com os pobres”, a partir de uma espiritualidade do seguimento de Jesus de Nazaré. Em suma, procurou-se refletir, do ponto de vista de sua eclesialidade, que as CEBs são estrutura de Igreja, um jeito de ser Igreja e de se organizar como Igreja. O texto-base para nossa reflexão foi a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, de Francisco.

Ao final, conversou-se sobre a reunião da Ampliada Nacional, a realizar-se em Rondonópolis, nos dias 06 a 08 de julho de 2018, evidentemente sobre o 15º Intereclesial das CEBs, a Ano do Laicato, o encontro regional do laicato, nos dias 13 a 15 de julho 2018, em Barra do Garças. Por fim, mencionou-se o compromisso de contribuir na preparação para o Sínodo da Amazônia, em 2019, cujo tema é Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral. Pois, representantes das CEBs estão participando efetivamente do Comitê Regional da REPAM-MT

Cuiabá, 19 de junho de 2018

Maria Rossi e Roberto Rossi