APOSTOLADO DA ORAÇÃO

A história do Apostolado da Oração iniciou com a ordem dos jesuítas, conhecida como a Companhia de Jesus. Em 1884 num Colégio na França, estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algo de apostolado. Naquele momento o orientador lhes fez uma reflexão sobre a importância de serem estudantes e não assumir outros afazeres e nem outros trabalhos. O que deviam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios e atos de piedade ao apostolado. O mesmo padre, dois anos depois, publicou um livro chamado “O Apostolado da Oração”. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do superior geral da Ordem dos Jesuítas, e o próprio papa Pio IX aprovou-os em 1849.

Padre Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Daí por diante a devoção se propagou rapidamente e se espalhou pelo mundo. Em 1861 começou a circular um folheto orientativo intitulado “O Mensageiro do Coração de Jesus”, publicado em várias línguas. A associação do Sagrado Coração de Jesus recebeu estatutos próprios e a aprovação oficial do papa. O superior geral dos jesuítas é sempre o diretor geral do Apostolado da época.

O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.” Nasceu para sustentar a missão da Igreja com a oração, oferecendo a vida todo dia e rezando pelas intenções das intenções da Igreja. O Papa, quando aprovou o movimento, pediu para cuidar e divulgar devoção.

O objetivo inicial é que os batizados são chamados a cooperar na edificação da Igreja e da comunidade de fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef 4,16) e nem trabalhar diretamente como apóstolos e apóstolas missionários. Mas podem e devem fazê-lo por meio da oração e do sacrifício. São Paulo diz (Cl 1,24) que o cristão deve completar em sua pessoa o que falta à Paixão de Cristo, em favor do Corpo de Cristo, que é a Igreja.

Com a difusão do Apostolado da Oração, houve um despertar para a Sagrada Eucaristia e a vida de fé.  Atualmente, aumenta o fervor espiritual na dimensão da fé e do avivamento da pessoa, por isso, os membros do Apostolado da Oração praticam e difundem a devoção ao Espírito Santo, ao Sagrado Coração de Jesus, a devoção a primeira sexta-feira de cada mês. Realizam Horas Santas, a entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares, a consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus e de Maria, aos Santos Padroeiros como São Francisco Xavier, Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face de Jesus, chamados santos promotores do culto ao Sagrado Coração de Jesus.

O Apostolado da Oração vem aumentando a cada dia com novos associados que tem contribuído no desenvolverem da dimensão espiritual, na animação religiosa, na formação das lideranças, no fortalecimento da espiritualidade dos idosos. Através desta devoção cada pessoa busca o sentido para sua existência e contribui no processo da evangelização. Ensina o João Paulo II: “O testemunho do Coração do Papa e do Coração de Cristo é o Apostolado da Oração”.

No Evangelho encontra-se o apelo de Jesus ao nosso coração, mostrando como é o Dele: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29). É um desafio assumir esse convite. São Francisco de Assis, São Francisco de Sales, Santa Rita, Santa Clara e tantos outros homens e mulheres viveram esse compromisso, na contemplação do Sagrado Coração de Jesus e configuraram a sua vida no caminho da santidade.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nasceu com São João Evangelista ao pé da cruz, quando um soldado romano com uma lança atravessou o lado de Jesus. “E de seu coração aberto jorrou água e sangue” (Jo 20,34). Dessa maneira Jesus revelou seu amor e sua doação por nós. O coração de Jesus conhece a fundo a cada um de nós e se revela como um coração bondoso e misericordioso. Jesus nos diz “Vinde a mim vós todos que estais aflitos e cansados que vos aliviarei” (Mt 11,28). A devoção ao Sagrado Coração de Jesus se inicia com Santa Margarida Maria em 1673. Ela teve uma revelação do Sagrado Coração de Jesus quando ouviu: “meu coração Divino está inflamado de amor pelos homens e por ti. Preciso difundir as chamas do meu coração para enriquecer a todos com os preciosos tesouros do meu coração”.

Para alimentar a sua Espiritualidade e a Mística a Diocese de Rondonópolis- Guiratinga promove o 26º Congresso do Apostolado da Oração que neste ano acontece em Jaciara, no dia 17 de junho, como momento de expressão de fé onde mais de 700 membros do Apostolado da Oração se reúnem celebrar, para partilhar a caminhada de fé, se reencontrar e se ajudar mutualmente.

O Sagrado Coração de Jesus é Padroeiro da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e remonta ao século passado quando freis franciscanos chegaram a esta região, ergueram uma igreja e a dedicaram ao Sagrado Coração de Jesus. Naqueles tempos difíceis, encontram no Coração de Jesus, a força, o alívio, a esperança e ânimo para prosseguirem a missão.

Maria Aparecida Silva
Secretaria da coordenação de Pastoral da Diocese
Publicado originalmente no Jornal “A Tribuna”