EM FORMAÇÃO PERMANENTE

“A formação permanente deve capacitar para responder aos novos desafios pastorais, preocupando-se com a formação permanente dos presbíteros para os grandes centros urbanos, periferias geográficas e existenciais, grupos de espiritualidades diferentes, meios de comunicação social, novos areópagos e centros de decisões” (DFP 331). Com esta motivação os padres da Diocese de Rondonópolis-guiratinga se reuniram nos dias 05 e 06 de junho de 2018 para o ENCONTRO DIOCESANO DOS PRESBÍTEROS

O evento se realizou na Casa de Retiro em Fátima de São Lourenço e contornou com a presença dos padres diocesanos e religiosos. Entre os diversos temas foram abordados a partilha da vida pastoral da diocese em especial em torno das cinco urgências; leitura e estudo dos dados estatísticos – celebração dos sacramentos – ano 2017; repasse de temas e decisões da 56ª Assembleia dos Bispos do Brasil; encaminhamento referente a novas orientações para a administração paroquial e economia nas dioceses; motivação para indicação de tema, lema e logomarca do 15º Intereclesial a se realizar em julho de 2022 em Rondonópolis e repasse das conclusões do encontro Nacional dos Presbíteros. O bispo dom Juventino coordenou o encontro com ajuda de vários padres que abordaram os temas propostas.

Três momentos são significativos: A convivência fraterna, os momentos orantes e celebrativos e a noite confraternização em torno de uma mesa com alimentos, partilha, troca de experiências, convívio fraterno, mútua ajuda.

Pastoral da comunicação – Pascom