PREPARANDO O SIMPÓSIO SOBRE A FAMÍLIA

No dia 22 de maio de 2018, na sala de Coordenação Diocesana de  Pastoral a equipe responsável pela preparação do SIMPÓSIO SOBRE A FAMÍLIA reuniu-se para preparar este momento que é de extrema importância para a vida da nossa Diocese, bem como para as famílias que estão nesta igreja local. Contou com a presença de casais da Pastoral Familiar e a coordenação de Pe. José, coordenador diocesano de pastoral. A data programada para o simpósio está marcada para o dia 15 de agosto de 2018 às 19:00 horas na paróquia Santa Cruz.

Papa Francisco em “Alegria do Amor” assim exorta: “Como cristãos, não podemos renunciar a propor o matrimônio, para não contradizer a sensibilidade atual, para estar na moda, ou por sentimentos de inferioridade face ao descalabro moral e humano”. (nº 35). “Precisamos encontrar as palavras, as motivações e os testemunhos que nos ajudem a tocar as cordas mais íntimas dos jovens, onde são mais capazes de generosidade, de compromisso, de amor e até mesmo de heroísmo, para convidá-los a aceitar, com entusiasmo e coragem, o desafio de matrimônio”. (nº 40). “Uma família e uma casa são duas realidades que se reclamam mutuamente. Este exemplo mostra que devemos insistir nos direitos da família, e não apenas nos direitos individuais. A família é um bem de que a sociedade não pode prescindir, mas precisa ser protegida”. (nº 44). “Ninguém pode pensar que o enfraquecimento da família como sociedade natural fundada no matrimônio seja algo que beneficia a sociedade. Antes pelo contrário, prejudica o amadurecimento das pessoas, o cultivo dos valores comunitários e o desenvolvimento ético das cidades e das aldeias”. (nº 52). “Dou graças a Deus porque muitas famílias, que estão bem longe de se considerarem perfeitas, vivem no amor, realizam a sua vocação e continuam para diante embora caiam muitas vezes ao longo do caminho”. (nº 57)

Desde já contamos com a oração e a presença de todas as famílias da nossa diocese.

Pastoral da Comunicação (Pascom)