PÓS-GRADUAÇÃO EM ANDAMENTO

Nos dias 12 e 13 de maio de 2018, nas dependências do Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, em continuidade aos Módulos da Pós-Graduação em Catequética, dom Juventino Kestering aprofundou a temática dos Ministérios na Igreja, enfocando os ministérios na Igreja nascente, nos primeiros três séculos, o nascimento do ministério da Catequese, a evolução ao longo com perdas e avanços com enfoque especial para a redescoberta do ministério após o Concílio Vaticano II. Situou o hoje da Catequese no contexto da Iniciação à vida Cristã em especial sobre o Ministério da Catequese e do Catequista.

O curso é oferecido pela Faculdade Católica de Mato Grosso com reconhecimento do MEC e afiliação à Universidade de Granada, Espanha e PUC de Belo Horizonte-MG. “Cada vez mais a Igreja necessita de evangelizadores competentes, qualificados para poderem dialogar com a realidade e iluminar o pensamento atual. Os adultos, jovens e crianças trazem questões existenciais que exigem do evangelizador uma visão ampla da vida, da Igreja e da sociedade” relatam as motivações da proposta do curso.

O curso tem como matriz curricular em três blocos: Área Histórico-cultural-antropológica; Área bíblico-teológico-pastoral; Área Social, Metodológica e Tecnológica que correspondem aos fundamentos políticos e sociais da pessoa no contexto atual, ao conjunto diversificado dos princípios metodológicos e indicações práticas da catequese na ação evangelizadora da Igreja e aos elementos tecnológicos presentes no mundo e suas implicações no universo catequético.

Lançar as bases de capacitação Lato Sensu, torna-se relevante à Igreja do Regional, e cabe à Faculdade Católica de Mato Grosso – SEDAC, como Instituição de Ensino Superior (IES), o papel de aproximar e articular as dioceses e efetivar as suas contribuições ao se voltar à ampliação do conhecimento na sua missão de catequizar. A Faculdade, enquanto IES, expressará mais uma parcela de colaboração à CNBB ao qualificar os catequistas em nível de Pós-Graduação Lato Sensu para estarem à disposição da Igreja local e nacional, bem como à comunidade no sentido amplo com os ensinamentos nesta direção, afirma o diretor Pe. Edson Sestari.

Entre os 49 alunos inscritos o perfil do público alvo sinaliza para catequistas, coordenadores de pastoral e dos movimentos, assessores, religiosos e religiosas, com curso de graduação reconhecido.

Pastoral da Comunicação – Pascom