ELE ESTÁ VIVO

 Estamos no Domingo de Páscoa, dia da ressurreição de Jesus, centro da vida cristã. O espaço litúrgico e os paramentos são brancos. Um pano branco pendurado na cruz. O espaço celebrativo pode ser embelezando com flores. É festa da ressurreição. É vida, é perfume, é certeza de Cristo vivo e presente na comunidade. O evangelho (Jo 20, 1-9) relata o reencontro de Jesus com Maria Madalena.

O Evangelho relata como Jesus vai descontruindo as pessoas a partir da ressurreição. Maria Madalena vai ao sepulcro, vai a procura de Jesus mesmo que ainda seja madrugada. O amor vence o medo. Viu que pedra estava retirada. No caminho de quem busca o ressuscitado para um encontro pessoal, as pedras vão sendo retiradas. Abre-se um novo caminho para a vida e para a humanidade. A certeza da do ressuscitado faz Maria Madalena correr de volta e chamar os apóstolos dizendo: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. João e Pedro vão verificar o que aconteceu. Eles viram e acreditaram. Viram o túmulo vazias. Do medo de que o corpo tinha sido roubado, transformou-se em certeza de que ele tinha ressuscitado.

Os discípulos, Maria Madalena e outras mulheres fazem a experiência do reencontro com Jesus e tem uma experiência de ressurreição. A incerteza torna-se certeza. A madrugada transforma-se em clarear do dia. Da morte para a vida, da pedra no caminho, para novo horizonte. Eles entenderam a travessia, a passagem, a vida nova que é preciso fazer para fazer ou refazer o encontro com Jesus ressuscitado na vida.

Um texto de Carlos Mesters assim descreve: “Maria Madalena chora, mas busca, Busca com amor, com certeza. Ela foi uma das poucas pessoas que tiveram a coragem de ficar com Jesus até a hora da sua morte na cruz. Na madrugada de domingo ela volta ao sepulcro para estar no lugar onde o tinha sepultado. Para sua surpresa, o sepulcro estava vazio. Os anjos perguntam: Por que você chora? Levaram meu Senhor e não sei onde o colocaram! Maria Madalena busca o Jesus que tinha conhecido e com quem tinha convivido durante três anos. Ela vê Jesus, mas não o reconhece. A imagem do Jesus do passado impede que ela reconheça o Jesus vivo, presente na frente dela. E Jesus pronuncia o nome: “Maria!”. Foi o sinal de reconhecimento: a mesma voz, o mesmo jeito de pronunciar o nome. Ela responde: “Mestre!”. Era o mesmo Jesus que ela conhecera e amara. “Ele as chama pelo nome, e as ovelhas conhecem a sua voz.”. E desse encontro inicia a missão de anunciar o Ressuscitado a todos os povos, culturas, raças e nações”.

O Papa Francisco ensina: “Aleluia, Cristo Ressuscitou! Venceu a morte e despojou o império das trevas, sendo vitorioso e dando-nos também a vitória. Ele venceu e também somos vencedores com Ele. Jesus despojou o império das trevas. Somos vitoriosos porque Deus nos deu a vitória em Jesus Seu Filho. Não pelos nossos méritos. E sim pela Sua graça. Cante bem alto: Glória a Deus nas Alturas, o Aleluia de Festa. Pois chegou para nós o dia sem ocaso. O sol brilha para nós apontando-nos o caminho da eternidade. Deus sempre nos conduz em triunfo para que nós espalhemos o cheiro do conhecimento de Deus por todo lugar que andamos. Por Cristo e em Cristo somos mais que vencedores porque por Ele, passamos do fracasso, da derrota para a fortaleza, a vitória o triunfo. Da morte para a vida! Tudo isso Deus o fez por amor. Se somos vitoriosos, porque guardamos para nós os maus momentos? Por que os abraçamos? Por que os mantemos conosco. Os maus momentos, maus hábitos, modo egoísta, mentiras, fanatismos, os deslizes, as falhas. Por que mantemos isto conosco? Precisamos deixar todo este lixo aos pés da cruz! Podemos fazer isso porque Deus quer! Ele quer que façamos isto, porque sabe que não podemos viver como Ele. Só ele é santo. É a cruz e o túmulo vazio que nos santificam. Devemos deixar os maus momentos na cruz e caminhar com Ele em vitória, pois Jesus não ficou no túmulo. A pedra foi removida. Deus faz mais que perdoar os pecados, Ele os remove. Jesus Cristo ressuscitado é o Senhor e Salvador dos pecadores desenganados. A ressurreição de Cristo Jesus é a prova evidente que a morte foi vencida e o pecado perdeu a sua força de condenação”.

“Ele viu e acreditou”. Esta é a certeza que dever permear a vida do cristão. Acreditar. Ter certeza. Jesus está conosco, Caminha ao nosso lado. Ele nos segura pela mão. Sinta em seu coração a alegria da Páscoa.

Rezemos com a Igreja: “Ó Deus, por vosso Filho unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes bênçãos sobre cada um de nós. Confortai com vossa bondade os que trabalham em favor da vida ajudando os sofredores e abandonados a reencontrarem a dignidade e o gosto de viver. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga