O SENTIDO DA SEXTA FEIRA SANTA

Sexta-feira Santa é dia marcado pelo silêncio. Jesus, após sua prisão, foi interrogado e torturado durante toda a noite. A sexta-feira é dia de jejum, de abstinência de carne e dia para colocar-se diante da cruz e rever a vida. Em nenhuma Igreja do mundo celebra-se a Missa. Por isso a Ação Litúrgica da Paixão de Cristo inicia em torno das 15 horas, horário em que segundo o relato da Bíblia, Jesus morreu.

A celebração da sexta feira santa realiza-se em quatro partes.

– Proclamação da Palavra com a leitura da Paixão de Jesus segundo São João;

– Oração universal. Convite da Igreja para orar nas grandes intenções da humanidade, uma vez que Jesus morreu pela salvação de todos os povos, raças e culturas.

– Veneração e o beijo da cruz;

– Distribuição da comunhão eucarística. Após esses ritos realiza-se a procissão com o Senhor morto.

É dia de coleta em favor dos lugares santos. Essa coleta tem como finalidade fazer um fundo com o objetivo de preservar os lugares santos em Jerusalém e outras cidades em Israel. Lugares onde Jesus viveu.

O jejum e abstinência, o cânon 1252 diz que estão convidados ao jejum todos os maiores de idade, quem completou 18 anos até os 60 anos. O importante é criar hábitos de solidariedade com os que sofrem. Hábitos que formam o autodomínio sadio para convivência harmoniosa na família e na sociedade. Ao olhar para o rosto de Jesus pregado na cruz, possamos também ver o rosto dos irmãos que sofrem. Olhar para a cruz, mas olhar para o irmão essa é a profundidade da espiritualidade deste dia. Ao olhar para a cruz experimentamos o amor total de Deus em favor da humanidade e de cada um de nós.

Juventino Kestering