A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA

Na 5ª feira santa a Igreja celebra e recorda a Instituição da eucaristia, Presença, memorial, certeza de quer Jesus está presente na Igreja, na comunidade, na hóstia sagrada. Os textos bíblicos assim relatam: “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão, pronunciou a bênção e o partiu, depois o deu a seus discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é o meu corpo’. E tomando um cálice, pronunciou a ação de graças e deu-lhes, dizendo: ‘Bebei dele todos, pois este é meu sangue da nova aliança que é derramado por todos para o perdão dos pecados. Digo-vos que já não beberei desde agora deste fruto da videira até que chegue o dia em que beberei convosco de novo no reino de meu Pai”. (Mt 26,26-29). O evangelista Marcos (14,22-25) recomenda outros detalhes: “Enquanto comiam, tomou um pão, pronunciou a bênção, e o partiu e o deu a eles, dizendo: ‘Tomai, isto é o meu corpo’. E tomando um cálice, pronunciou a ação de graças e deu-lhes e todos beberam. E disse-lhes: ‘Este é meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos. Asseguro-vos que não beberei mais do fruto da videira até o dia em que o beberei de novo no reino de Deus“. Lucas (22,15-20) ensina “E disse lhes: Quanto desejei comer convosco esta Páscoa antes de minha paixão! Porque vos digo que não mais a comerei até que ela se cumpra no reino de Deus… Tomando um pão, deu graças, o partiu e deu-lhes, dizendo: ‘Isto é o meu corpo entregue por vós; fazei isto em minha memória’. Depois de cear, fez o mesmo com o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós. Porque vos digo que não mais beberei desde agora do fruto da videira até que chegue o reinado de Deus”. São Paulo assim descreve para sua comunidade de Corinto (1Cor 11,23-26): “O Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomando um pão, deu graças, o partiu e disse: ‘Isto é o meu corpo entregue por vós; fazei isto em minha memória’. Depois de cear, fez o mesmo com o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória”.

A eucaristia é pão partilha, é o corpo e sangue de Jesus, presença viva de Cristo no meio de nós. Vinde adoremos e contemplemos este mistério nesta 5ª feira Santa.

Dom Juventino Kestering