UM MARCO HISTÓRICO

Depois de solicitação por parte da diocese, da coordenação diocesana de catequese e mais especificamente de leigos e leigas a Faculdade Católica do Mato Grosso SEDAC oportunizou-se a realização do curso de Pós-Graduação em Rondonópolis. Conforme palavras de dom Juventino Kestering, bispo da diocese “Cada vez mais a Igreja necessita de evangelizadores competentes, qualificados para poderem dialogar com a realidade e iluminar o pensamento atual. Os adultos, jovens e crianças trazem questões existenciais que exigem do evangelizador uma visão ampla da vida, da Igreja e da sociedade”.

Essa realidade se concretizou na noite do dia 23 de março de 2018, nas dependências do Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, com a aula Magna proferida pelo Mestre Pe. Edson Sestari, diretor da Faculdade Católica de Mato Grosso deu-se inicio ao Curso de Pós-Graduação em Metodologia Catequética com reconhecimento do MEC e afiliação à Universidade de Granada, Espanha e PUC de Belo Horizonte-MG.

O diretor, Pe. Edison assim se expressou: “Partimos do entendimento de que o espaço acadêmico é formador de parte razoável de pesquisadores, profissionais e lideranças em diversas áreas que integram as instituições e os espaços de trabalho. Sendo assim, se pode desconsiderar que os recentes e intensos impactos sócio-económicos-culturais e religiosos que velozmente se propagam e afetam, em diferentes graus, a rotina de todos os segmentos sociais, tem também consequências na formação do profissional”. E continuou sua proposta: “Almeja-se para a formação do profissional da área da catequese que ele tenha domínio dos conteúdos objetivos da fé e a compreensão objetiva e critica do fenómeno religioso, das questões humanas e das experiências de fé pessoais. Para que isso se efetive, faz-se necessária uma sólida fundamentação teórica em tomo das questões da catequese, da prática catequética e, concomitantemente, um tempo significativo para a vivência e a construção de ações transformadoras, de modo que o aluno se vincule às diferentes realidades, não como mero observador, mas como sujeito”.

O curso tem como matriz curricular em três blocos: Área Histórico-cultural-antropológica: estuda a evolução da prática e da evolução catequética ao longo da histórica que explicam a ação evangelizadora da Igreja hoje, corresponde aos fundamentos sócio-cultural-antropológicos necessários para que se elabore uma compreensão do ser humano como sujeito da educação religiosa; Área bíblico-teológico-pastoral: abrange o estudo das diversas disciplinas que fundamentam a catequese e seus conteúdos na ação evangelizadora da Igreja; Área Social, Metodológica e Tecnológica: corresponde aos fundamentos políticos e sociais da pessoa no contexto atual, ao conjunto diversificado dos princípios metodológicos e indicações práticas da catequese na ação evangelizadora da Igreja e aos elementos tecnológicos presentes no mundo e suas implicações no universo catequético.

Entre as justificativas a proposta curricular sinaliza paraA Igreja tem necessidade de propiciar capacitação à formação de catequista na modalidade de Pós-Graduação lato sensu, em função do contingente carente nesta dimensão. Por outro lado, há que se ressaltar, também, esta necessidade, à medida que a Faculdade Católica se volta à solicitação do Regional Oeste II da CNBB, fundamentados nos documentos que regem sobre a catequese no sentido de cumprir a sua função no campo da pesquisa, e propõe a sua criação na área da Pedagogia Catequética”.

Entre os s objetivos pode se destacar: Proporcionar ao Regional Oeste II capacitação às pessoas envolvidas no processo da catequese, para promover ações educativas da fé em resposta ao contexto histórico atual. Desenvolver um conhecimento interdisciplinar e transdisciplinar sobre a catequese. Incentivar e qualificar catequistas, coordenadores e assessores como educadores da fé e em consonância com os movimentos e perspectivas atuais no âmbito das políticas sociais e legislações pertinentes aos diversos extratos sociais (crianças, adolescentes, juventude, adultos, idosos, deficientes). Promover a discussão sobre a contextualização da catequese na atualidade, em sua epistemologia, aspectos metodológicos, éticos à luz das orientações da Igreja, particularmente do Diretório Nacional e Iniciação à Vida Cristã e perspectivas renovadas.

Entre os 49 alunos inscritos o perfil do publico alvo sinaliza para catequistas, coordenadores de pastoral e de movimentos e religiosas com curso de graduação reconhecido. Edson Sestari conclui “Com um panorama da contextualização histórica do processo de construção do curso A catequese é uma urgência. Só posso admirar a pastores zelosos que em suas igrejas procuram responder concretamente a essa urgência”.

Pastoral da Comunicação – Pascom