PARÓQUIAS CELEBRARAM O DOMINGO DE RAMOS

Em todas as paróquias da diocese um afluxo de cristãos acorreu para a procissão de benção de Ramos e a celebração da Eucaristia como abertura da Semana Santa. Os ritos de bênção aconteceram em pátio de escolas, nas praças, em frete a entidades sócias, c, assim cada paróquia buscando o sentido do reunir-se e o sentido do inicio da procissão de Ramos Diversas paróquias fizeram a alusão ou a integração do tema da Campanha da Fraternidade no conjunto dos ritos de Ramos. Afinal uma das preocupações da sociedade e mais ainda da Igreja é a violência que assola as pessoas, as famílias e a sociedade no seu todo. “Fraternidade e superação da violência” e o lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

Pelas fotos muitos cristãos com bandeiras, ramos e emblemas das comunidades fizeram a caminhada com cantos, leituras bíblicas e orações. Já nos templos foi lida a paixão de Jesus Cristo segundo Marcos, Relato completo dos últimos acontecimentos na vida de Jesus que culminou com sua morte na cruz.

Na catedral dom Juventino se referiu a Jesus dizendo: “Aquele, conforme o evangelho que ensina ao povo, que caminha com o povo, que mostra o caminho do Pai, agora entra na cidade de Jerusalém. Porem hoje ele quer entrar em nossas cidades, família e no coração de cada um de nós. A exemplo de Jesus, sendo de condição divina, assumiu a nossa condição, Ele se tornou para nós sinal de vida e esperança. Celebrar a Semana Santa, no contexto da Campanha da Fraternidade é levantar o olhar para a cruz de Jesus, mas ao mesmo tempo olhar para as dores e sofrimentos dos irmãos vítimas da violência”, enfatizou.

O rito de benzer ramos é uma antiga tradição na Igreja. Recorda o dia em que Jesus entrou na cidade de Jerusalém. O povo começou a aclamá-lo como rei e por isso entre cantos e alegria, uns quebravam galhos de oliveira, outros jogavam para o ar seus mantos. A Semana Santa tem como objetivo recordar os acontecimentos na vida de Jesus em Jerusalém, mas ao mesmo tempo é uma oportunidade para dar um novo rumo para a nossa vida iluminada por Jesus Cristo Ressuscitado.

Pastoral da Comunicação (Pascom)