ENCONTRO DA PASTORAL JUVENIL

Entre os dias 14 a 16 de março de 2018, aconteceu no Centro Cultural Missionário situado no Distrito Federal, Brasília o encontro do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil representado pelos 18 bispos e os 18 referenciais regionais da CNBB. Este Conselho Nacional tem como presidente Dom Vilson, bispo do Maranhão que é o responsável pelas juventudes do Brasil e Assessor Pe. Toninho SDB, liberado para este fim.

O encontro iniciou com uma bela partilha dos regionais, onde traziam experiências maravilhosas com as juventudes como: trabalhos missionários por parte da juventude, garagem de oração, academia de oração, escola de formação para jovens e adolescentes, jovens envolvidos nas políticas públicas, as jornadas diocesanas da juventude…

Após a partilha dos regionais, Dom Vilson fez explanação sobre o Sínodo dos Bispos com as respostas dos questionários enviados para os regionais frisando algumas respostas para partilha e reflexão. Diante da exposição alguns pontos foram destacados como: juventude que busca; padres e bispos precisam ouvir as vozes das juventudes; precisa-se ouvir a voz da juventude, principalmente aqueles que estão fora da Igreja;… Foi falado dos desafios que as juventudes trouxeram: desestruturação familiar; dificuldades de inserção do jovem no mercado de trabalho; falta de perspectiva de sonhos e futuros; inversão de valores e manipulação; ausência de referencia; violência; agressividade; alienação; cultura anticristã; pressões e tentações sexuais; crise de identidade e baixa autoestima; divórcio e conflitos familiares; falta de harmonia e diálogo na família; falta de esperança e perspectiva de vida.

Dentro destas questões trazidas pela juventude percebe-se que se precisa: fazer uma boa articulação entre juventude e família; incentivar os jovens a estarem atentos ao processo no Sínodo que é voltado para eles mesmos; ajudar os jovens a construírem um projeto pessoal de vida; trabalhar uma linguagem acessível aos jovens; desenvolver trabalhos que possibilidade a fazer uma boa reflexão referente a sexualidade; criar espaços para poder escutar os jovens; precisa-se ficar atentos a questões existenciais das juventudes, sobre tudo as situações de mutilações e suicídio.

Por último trabalhou-se o projeto “IDE” que é o projeto Nacional da Pastoral Juvenil, que significa, “Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mt 16,15). Este projeto traz presente questões referentes a missão da evangelização da juventude; uma visão focada na formação integral do jovem; valores pautado na ética, na espiritualidade,  na competência, na comunhão, na solidariedade e no trabalho. A metodologia proporcionou tanto em trabalhos em grupos e em plenária as prioridades a serem trabalhadas nestes últimos três anos: A Missão, a Formação, a Estrutura de Acompanhamento, a Ecologia e as Políticas Públicas.

Foi diante destas questões que permearam os trabalhos da Comissão Nacional com Juventude trabalhou. Que Deus nos abençoe a desenvolver os mesmos com alegria, com fé e com autenticidade.

Pe. Wender Souza dos Santos
Referencial Regional da Pastoral Juvenil do Regional Oeste II da CNBB