Pastoral da Criança em atividade

“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” Jo 10, 10

Inspirados nessas palavras do Evangelho a missão da Pastoral da Criança é defender a vida e promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos 6 anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística crista que une a fé e a vida.

Em 1983 a realidade do Brasil era de crianças que morriam por doenças que podiam ser prevenidas, como a desidratação provocada pela diarreia. A igreja católica do Brasil por meio da criação da Pastoral da Criança, ajudou nesse cenário difundindo o uso do soro caseiro, auxiliando na luta contra a desnutrição e levando orientações que auxiliam as famílias buscarem formas mais dignas de vida para todos.

Em 1987 Dom Ozório Stoffel, Irmã Elza, Irmã Yolanda e Irmã Luiza implantaram a Pastoral da Criança na nossa Diocese. Ao longo desses 30 anos inúmeras ações foram realizadas em prol de gestantes e crianças atendidas pelas líderes voluntárias do amor que querem transformar a realidade dos bairros onde vivem. Esse ardor missionário e com o foco no olhar o próximo podemos ver como a caridade pode transformar a sociedade através de gestos simples como apoiar uma gestante, orientar uma mãe e acompanhar com muito carinho o desenvolvimento de uma nova vida refletida na criança.

Continuando essa história de amor e caridade, neste dia 24 de fevereiro de 2018, foi realizada uma reunião da Pastoral da Criança da Diocese Rondonópolis-Guiratinga com a presença do Padre José Eder, Coordenador Diocesano de Pastorais, a secretaria responsável pelas pastorais na Diocese Cidinha e as Coordenadoras de Ramo: Arlete Paroquia São João Batista; Cleide Paroquia Bom Jesus de Juscimeira; Alzira da Paroquia Sagrado Coração de Jesus;  Edna da Paroquia Nossa Senhora Aparecida; Milza Paroquia São Pedro Apóstolo de Pedra Preta; Vera Lúcia Paroquia São José Esposo;  Celenir Paroquia São Sebatião de Dom Aquino; Dalva da Paroquia São José Operário.  Na oportunidade foram identificadas algumas ações que precisam ser realizadas, como por exemplo, um melhor entrosamento de todas as pastorais sociais presentes na Diocese, a constatação da necessidade de tornar Pastoral da Criança mais atuante buscando reestruturar nos ramos (Paroquias) onde não temos representantes e fortalecer os que estão atuando dando mais apoio às coordenadoras e líderes valorizando o trabalho que está sendo feito.

Na reunião também foi definida a nova Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança 2018/2020 a farmacêutica-bioquímica Scheila Rafaela dos Santos Souza, que em abril passará por um treinamento na sede nacional Curitiba e será multiplicadora das novas diretrizes da Pastoral da Criança para os ramos. Como vice Coordenadora ficou definida a Arlete coordenadora do ramo São João Batista.

Fazendo um paralelo com a época de implantação da Pastoral da Criança na década de 80 e nos dias atuais a busca pela dignidade da vida continua a ser o foco missionário, porém em termos de problemas de saúde houve grande mudança na realidade. Hoje a desnutrição está bem reduzida, embora infelizmente ainda presente e novos hábitos da sociedade deram lugar a novos desafios a serem enfrentados como, por exemplo, a obesidade e nesse sentido devemos intensificar nossa educação em saúde, melhorar as orientações passadas e estimular de todas as maneiras a busca pela alimentação saudável.

Essa missão precisa de pessoas que tenham um bom coração para se dedicarem a ouvir e melhorar a vida das pessoas, orientando com as informações corretas e dignas dando a oportunidade de cada família fazer as suas melhores escolhas baseadas na busca do reino de Deus. Para ser uma líder da Pastoral da Criança na sua comunidade entre em contato pelo e-mail: pascrirondon@gmail.com Será uma alegria ter você na nossa equipe!

Scheila Souza
Pastoral da Criança