NO SEMINÁRIO PROPEDEUTICO

Na manhã do dia 04 de março de 2018, dom Juventino Kestering presidiu a missa na Paróquia São Domingo Sávio, juntamente com Pe. Sérgio Zanon e o diácono Marcelo ocasião em que cinco jovens entregaram seu pedido para ingresso no Seminário Propedêutico e o rito de acolhida dos mesmos. São eles: Wagner Rodrigues Gonçalves, Paróquia São João Batista – Guiratinga. João Antônio Santos de Souza, da Paróquia Santa Cruz. Caio Sabino Ferreira, da Paróquia Santa Cruz. Gustavo Amaral de Oliveira, da Paróquia Bom Jesus – Juscimeira. Eduardo Pereira Bispo, da Paróquia São Sebastião – Alto Garças.

O Seminário Propedêutico da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. O mesmo está situado na Paróquia São Domingo Sávio, Jardim Atlântica, cidade de Rondonópolis. Conta com cinco jovens que já concluíram ao ensino médio. Tem comoformador Pe. Sérgio Zanon.

As diretrizes Para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil nos números  132 a 133 ensinam: “Antes de ingressarem no seminário maior, os vocacionados, até mesmo aqueles que vêm do seminário menor e de grupos vocacionais, devem passar por um período chamado propedêutico. Esse período é “tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para os candidatos ao seminário maior” (POV, n. 62), organizado como uma instituição autônoma, distinta e articulada com as outras etapas da formação, levando em consideração as seguintes indicações: residência ou local próprio, com programação específica; não inferior a um ano; após o nível médio; com urna equipe responsável, valorizando a presença de leigos, homens e mulheres” (POV, n. 66). O ingresso no propedêutico seja precedido por um processo de discernimento vocacional, que leve ao conhecimento das reais motivações do vocacionado, através de um levantamento do histórico pessoal, ou seja, o conhecimento de sua vida nos seguintes âmbitos: familiar, comunitário-eclesial, espiritual, afetivo-sexual, socioeconômico, intelectual e cultural. Esse discernimento seja feito através de: consulta às comunidades de origem, visita aos familiares, entrevistas, encontros vocacionais, retiros e outros.

Pastoral da Comunicação (Pascom)