INICIA ETAPA DE FORMAÇÃO

Iniciou na noite do dia 05 de março de 2018 e se estendeu até o dia 8, no Centro de Pastoral – CEPA, a 1ª Etapa do Projeto formação para coordenadores e coordenação de comunidades da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Essa é uma iniciativa do conselho diocesano de Leigos no ano do Laicato. Tem como objetivo “Qualificar os atuais coordenadores de comunidades, através de encontros bimensais, a partir de metodologia de apresentação das demandas dos participantes e da formação teológico-pratica-pastoral”. Essa primeira etapa iniciou com mais de 80 d participantes e terão no decorrer da semana as reflexões voltadas para “Formação humana e psicológica – Trabalhar com pessoas: o que é ser ministro da coordenação a serviço dos demais. Liderança e comunhão” com Irmã Anita David, na 4º feira “Estrutura, organização e Funcionamento da Igreja e da Diocese” com dom Juventino Kestering e na 5ª feira “Plano de Pastoral, Projeto Pastoral e Diretrizes Diocesanas”,  com Erivelton Postil. A formação se estende por sete etapas interagindo a prática, oficinas, painéis, seminários como metodologias de interação e participação.

O projeto tem como justificativa: As diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil constatam que não vivemos apenas em uma época de mudanças, mas uma mudança de época, indicando os desafios e a complexidade do planejamento e da ação pastoral eclesial. Em nossa diocese, estes desafios percebidos levaram-nos a, optar por seis eixos, que se tornaram urgências centrais da ação pastoral. Dentre estes estavam o eixo do fortalecimento das comunidades, o eixo dos ministérios e da igreja toda ministerial e o eixo da igreja serviço da vida e da promoção humana (XV Plano Diocesano de Pastoral 2013-2016, p. 21).

Pastoral da Comunicação – Pascom