20 ANOS DE DOAÇÃO COMO BISPO

“Enviou-me para evangelizar”, com essa frase Dom Juventino assumiu o ministério episcopal. Gratuidade de Deus. Missão com amor e dedicação.

São 20 anos de consagração como bispo. Foi na manhã do dia 08 de março de 1998, na Catedral em Tubarão, SC, que assumiu este ministério e ao mesmo tempo o envio para ai Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Na missa de ação de graças celebrada na Catedral Santa Cruz, na homilia assim se expressou: “Assumi esta missão com a frase “Enviou-me para evangelizar”. Não fui eu que escolhi, foi um dom de Deus, um enviou da Igreja, uma missão que brota do compromisso com Jesus Cristo que nos diz: “Ide pelo mundo… eis que vos envio… vão todos os povos”. Quando dei o meu sim a um chamado do Papa João Paulo II assumi o “compromisso por inteiro, sem reservas. Aqui estou, aqui me entreguei nestes 20 anos, aqui minha saúde se fragilizou, aqui está todo meu ser. Nestes anos encontrei um povo maravilhoso, homens e mulheres comprometidos com o evangelho, jovens que buscam um sentido mais profundo para a vida. E acima de tudo presbíteros dedicados que testemunham o seu ministério. Hoje com a maioria dos padres, tive a alegria de impor as mãos e enviá-los em missão. Aqui encontrei as Congregações Religiosas que nos tempos idos, nos tempos difíceis entregaram a vida. Aqui ontem e hoje se planta as sementes do evangelho no meio do povo especialmente dos pobres, nas periferias e nas aldeias indígenas. Obrigado Deus pelo dom da vocação, pela fidelidade de 45 anos com presbítero destes 20 como bispo”

Pastora da comunicação – Pascom