RETIRO ESPIRITUAL

Entre os dias 26 fevereiro a 02 de março de 2018, na Casa de Encontro Mãe Dolorosa, em Goiânia-GO, 41 padres das dioceses de Ipameri e Itumbiara fizeram a experiência do retiro espiritual. Dom Juventino Kestering orientou as reflexões em torno do tema: “No mundo atual o presbítero é chamado a mergulhar no mistério de Deus … e encontrar sentido para a vida e missão”.

O primeiro dia foi dedicado ao encontro com Deus que chama e se revela. No segundo dia as reflexões ajudaram a partir da experiência da Samaritana, “ir ao poço com balde vazio e se encontrar com Jesus”. No terceiro dia os padres foram convidados a refletirem sobre a identidade do presbítero, sua missão e espiritualidade no contexto do mundo atual. No quarto dia as reflexões se encaminharam para a alegria de viver, de servir e de anunciar o Evangelho, e no quinto dia as reflexões e dirigiram ao processo de iniciação à vida cristã no presbítero. Saber recomeçar conforme as exigências dos tempos atuais.

As reflexões foram permeadas com momentos comunitários na capela, com momentos de devoção como via sacra, o terço, adoração. Ponto alto também foram o testemunho de padres idosos e jovens sobre a experiência do dia ordenação e a tarde de confissões.

A diocese de Ipameri tem como bispo Dom Guilherme, que está sendo transferido para Lages-SC e a diocese de Itumbiara tem como bispo dom Fernando. Ambas ficam situadas no sul do estado de Goiás. Os presbíteros avaliaram como um tempo de graça, de partilha, de encontro consigo mesmo, com Deus e tempo para reacender a chama do ministério e da missão

Pastoral da Comunicação – Pascom