FREI  IVAN ASSUME PARÓQUIA de ITIQUIRA

Na noite do dia 17 de fevereiro de 2018, na Matriz Nossa Senhora do Carmo em Itiquira, nesta diocese, Frei Ivan Luiz Nava assumiu como pároco da referida paróquia, substituindo Frei Fábio que foi transferido para nova missão em Ponta Grosso-PR. Com o templo repleto, dom Juventino presidiu a eucaristia. Na homilia ressaltou a importância da experiência de quaresma como caminho de conversão. Agradeceu a missão e a dedicação de frei Fábio na Paróquia e na diocese, e almejou boas vindas ao Frei Ivan.

Texto da ata de posse assim expressa: “Cumprindo a missão da Igreja nesta Diocese, atendendo às necessidades pastorais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, município de Itiquira, MT, nesta Diocese, e acolhendo o pedido de Frei Gabriel de Moura Lima, Superior Geral da Congregação dos Frades Menores Missionários com sede em Ponta Grossa-PR, pela presente provisão obedecendo ao que determina o Código de Direito Canônico vigente na Igreja Católica e seguindo as Diretrizes Pastorais da Diocese, nomeamos, constituímos e empossamos Frei IVAN LUIZ NAVA, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com todas as funções, deveres e direitos previstos no Código da Igreja Católica e das prescrições diocesanas e dos costumes aprovados”.

O documento ainda ressalva: É dever do pároco, junto com as lideranças e as comunidades, formar o Povo de Deus, ajudar a crescer na fé e na vida eclesial, celebrar o Culto da Palavra com distribuição da Eucaristia, celebrar os sacramentos próprios dos diáconos, valorizar as famílias, promover as vocações sacerdotais e religiosas, atender as comunidades, acolher os pobres e necessitados, promover a justiça e a solidariedade, preparar a comunidade para o sacramento da confissão e atendimento do povo, valorizar os ministérios confiados aos leigos, incentivar a catequese, exercer o ministério em comunhão com as pastorais, movimentos e associações religiosas, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor. O Espírito do Senhor o ajude a cumprir generosamente esta missão”.

A comunidade acolheu com alegria o novo pároco. Fez uso da palavra uma representante da comunidade que acolheu em nome de todo povo de Deus; Frei Amarildo transmitiu em nome do Conselho Geral palavras de incentivo e no final Frei Ivan fez uma reflexão sobre a missão de pároco e se colocou à disposição para serviço junto com as lideranças, comunidade e comunhão com a diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Pastoral da comunicação – Pascom