TADARIMANA EM FESTA

No dia 10 de fevereiro de 2018, manhã bonita com um céu nublado e clima agradável, muitos Bororo estavam reunidos no centro comunitário da aldeia central Tadarimana, diocese de Rondonópolis-Guiratinga, com ambiente bem preparado para a celebração do sacramento da Crisma.

O cacique e 25 jovens com seus padrinhos e madrinhas acolheram com alegria o bispo Dom Juventino Kestering e o pároco Pe. Artur Moreira Brito. Vários padrinhos vieram de outras aldeias reforçando assim os vínculos tribais. Mestre Mario Bordignon inseriu o Crisma no contexto da cultura bororo: assim como com a iniciação o Bororo entra a fazer parte do mundo dos adultos assumindo suas responsabilidades o mesmo acontece com a Crisma onde o cristão, com a força do Espírito Santo, assume com responsabilidade sua fé e seus compromissos cristãos.

Com uma procissão de entrada iniciou a celebração. Após as leituras as preces o bispo convidou os crismandos a professarem a fé cristã e, numa linguagem clara e simples, completou o sentido do Crisma, o significado dos símbolos como a chama, o fogo que aquece e ilumina assim como o Espírito Santo aquece e ilumina a vida e a unção com o Óleo para significar a força e a coragem que o Espírito Santo transmite, o mesmo quefez com os apóstolos e a Virgem Maria no Cenáculo. O bipo perguntou como se poderia traduzir em bororo a palavra Crisma. Mestre Mário, assessorado pelos Bororo respondeu: “Aróe Pemegaréu Páru.”   Traduzido seria como: “O começo da vida no Espírito Bom.”

Depois disso iniciou o tiro da unção do Crisma “Recebe por este sinal, o Espirito Santo, o dom de Deus” “e que a paz de Cristo esteja em sua vida” enquanto o bispo ungindo o rosto dos crismandos invocando e transmitindo o Espírito Santo: Depois do sacramento da Crisma continuou a celebração do sacramento da Eucaristia. No final Dom Juventino se despediu com alegria dos presentes, lembrou aos crismandos de assumir seus compromissos de Bororo-cristãos, colaborando para o bem da comunidade e serem bons Bororo. Agradeceu a todos que colaboraram para a bonita e significativa celebração e em particular a Bororo Madalena e os demais agentes de pastoral bororo.

Desejou uma boa continuação da festa com o almoço preparado pela comunidade seguido pelo jogo de futebol. Os tradicionais grupos fotográficos captados pelos numerosos celulares completaram a cerimônia.

Mestre Mario Bordignon, S.D.B. – CIMIMT.