CURSILHO EM FORMAÇÃO

 

Na noite do dia 09 de fevereiro de 2018, nas dependências do Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, reuniram-se os participantes do Cursilho de Cristandade da paróquia Nossa Senhora Aparecida para um encontro marcando o reinicio das atividades do Cursilho naquela paróquia. Dom Juventino se fez presente e aprofundou com os participantes o “Projeto Diocesano de Pastoral para o ano 2018”, destacando as prioridades da diocese com seus projetos na linha do Ano do Laicato, Igreja cem estado permanente de Missão, a formação das comunidades, a bíblia na mão do povo, as Missões populares e a vida para todos com projetos na área social.

Cursilho quer dizer pequeno curso, intenso, mas de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de Ação Católica Espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca em agosto de 1948. O Movimento se espalhou pela Espanha e propagou-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas.

Cursilho de Cristandade é um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir, a realizar e respeitar a vocação pessoal, visando criar núcleos de cristãos que fermentem com o Evangelho os ambientes em que vivem e trabalham. Tem como finalidade imediata – possibilitar a vivência e a convivência cristã; criar núcleos de cristãos e fermentar de Evangelho os diversos ambientes como saúde, educação, comércio, política, profissões liberais…. Homens e mulheres, jovens ou adultos que fazem a experiência do Cursilho tem por missão fazer com que os ambientes nos quais vivem, sejam impregnados pelos valores e critérios do Reino de Deus, anunciado por Jesus, tornando-os assim, ambientes dignos de hospedar os filhos e as filhas de Deus neste mundo.

 

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga