CAPACITAÇÃO CF 2018

Neste ano a Igreja Católica através da Campanha da Fraternidade trabalha o tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

O treinamento aconteceu nas dependências da Escola Sagrado Coração de Jesus em Rondonópolis nos dias 27 à tarde e 28 de janeiro de 2018 na parte da manhã. Contou com a participação de mais de oitenta lideranças. Padre Luiz Fernando, Secretário Nacional da Campanha da Fraternidade aprofundou o tema. A campanha da Fraternidade tem como objetivo: Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. E ainda: Anunciar a Boa Nova da fraternidade e da paz, estimulando ações concretas que expressem a conversão e a reconciliação no espírito quaresmal. Analisar as múltiplas formas de violência, considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas; Identificar o alcance da violência nas realidades urbana e rural de nosso país, propondo caminhos de superação a partir do diálogo, da misericórdia e da justiça em sintonia com o Ensino Social da Igreja. Valorizar a família e a escola como espaços de convivência fraterna, de educação para a paz e de testemunho do amor e do perdão.

A Campanha da Fraternidade realiza-se no de correr da quaresma e tem como perspectiva: A conversão pessoal e familiar à cultura da não violência; Cultivar a cultura da empatia: não somos adversários, mas irmãos. Valorizar as conquistas e experiências da comunidade eclesial na superação da violência. A promoção das obras sociais da comunidade eclesial como caminho para a superação da violência. A promoção eclesial de uma espiritualidade que desperte para superação da violência. O Ecumenismo e Diálogo inter-religioso como caminho de superação da intolerância religiosa.

Essa é a 55ª Campanha da Fraternidade e toca um tema que atinge profundamente a vida individual e social das pessoas.

Pastoral da Comunicação (Pascom)