COM OS FRADES MENORES MISSIONÁRIOS

Na tarde do dia 23 de dezembro de 2017, dom Juventino se deslocou para Itiquira para uma visita gratuita aos Frades Menores Missionários que atuam na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Na ocasião, às 19 horas presidiu a missa concelebrada pelos frades quando agradeceu a presença e testemunho dos mesmos em Itiquira uma vez que a equipe será trocada a partir do inicio do mês de fevereiro do próximo ano. O templo estava repleto de fieis que vieram celebra a antevéspera do natal. No final da celebração jovens da comunidade fizeram uma encenação sobre o significado dos presentes de natal.

A Congregação marca presença em três Estados (Paraná, Mato Grosso e Pará) e atuam em seis dioceses (Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Toledo, Rondonópolis e Conceição do Araguaia). A Congregação dos Frades Menores Missionários teve seu início a 15 de agosto de 1973, em União da Vitória, Paraná, na festa da Assunção Maria, em cerimônia presidida por Dom Geraldo MicheletoPellanda, então bispo de Ponta Grossa. A ereção em Pia União se deu com o nome originário de Pia Associação dos Padres de São Francisco de Assis. Com a aprovação das Constituições por decreto diocesano de Dom Geraldo de 15agosto de 1980, passou a chamar-se de Instituto dos Frades Menores Missionários. Em 22 de Março de 1982 a antiga Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares do Vaticano autorizou a Ereção Canônica. A Ereção Canônica em Congregação de Direito Diocesano deu-se a 30 de maio de 1982, em Ponta Grossa, através de um decreto emanado por Dom Geraldo. A 15 de agosto de 1994, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, então bispo de Ponta Grossa, aprovou por decreto a revisão das Constituições.

Pastoral da Comunicação (Pacom)