EM ALTO ARAGUAIA

Nos dias 16 e a 17 de dezembro de 2017 na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em alto Araguaia, diocese de Rondonópolis-Guiratinga, dom Juventino este em visita à paroquia e na ocasião celebrou missa com Crisma na Igreja Matriz no sábado à noite quando mais de sessenta jovens e adultos confirmaram seu compromisso de cristão assumindo o sacramento da Crisma. Pe. Nazaré Paniago, pároco e Pe. Renato concelebraram a eucaristia com participação ativa da comunidade e dos crismandos. Já na manhã do domingo o bispo celebrou a missa com crisma na comunidade Nossa Senhora Aparecida. O templo repleto de cristãos se alegrou, pois na história da comunidade foi a primeira vez que um bispo celebrou crisma no interior da capela da comunidade. A participação alegre e convicta mostrava a alegria dos crismandos que foram preparados com carinho pelos catequistas.

O arquivo histórico assim registra: A Paróquia é dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora e foi fundada em 1920, pelo bispo Dom Antônio Malan, em um período em que essa região pertencia à Prelazia do Registro do Araguaia. De acordo com registros documentais, o povoado teve início com o deslocamento de agricultores de Goiás, no final dos anos 1890. Com a descoberta de diamante, o povoado tomou impulso recebendo migrantes belgas, paulistas, mineiros e goianos. Alto Araguaia inicialmente era lugar denominado Santa Rita do Araguaia, de fronte do atual município goiano atualmente conservando a mesma denominação de Santa Rita. Com o desenvolvimento, tornou-se município, ainda com o nome de Santa Rita do Araguaya. Em 1921 e tornou-se sede de Comarca, transferida de Registro do Araguaya. Mas sofreu politicamente, com a transferência da sede municipal, da sede da Comarca para o interior do município – Lageado – e desapareceu como município, encampado por Lageado, a 29 de março de 1938. Mas logo foi reabilitado, a 26 de outubro do mesmo ano, com a denominação agora de Alto Araguaia.

De acordo com atas: “A paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Alto Araguaia, desde seu início há quase noventa anos, é comandada pelos padres Salesianos. Essa Instituição religiosa existe no Brasil desde 1894, quando religiosos de vários países vieram com a missão de evangelizar. No último domingo, dia 06 de novembro 2011, Padre José Winkler informou que os salesianos estão deixando a paróquia, e outra instituição religiosa assumirá a paróquia que será entregue cuidados dos padres diocesanos sob-responsabilidade da diocese de Guiratinga” e com o decreto B0465 do Papa Francisco realizou-se no dia 24 de agosto de 2014 o remapeamento das dioceses de Rondonópolis, Guiratinga, Barra do Garças e Prelazia de Paranatinga e criação da diocese de Primavera do Leste, no mesmo decreto a diocese de Guiratinga foi suprimida e suas paróquias redistribuídas para Rondonópolis, Primavera do Leste e Barra do Garças. Como o Código de Direito Canônico não prevê a extinção de uma diocese, mas suprir de suas atividades características de diocese a denominação diocese ficou vinculada à Rondonópolis.

 No dia 12 de fevereiro de 2017, durante a celebração da eucaristia presidida por dom Juventino Kestering. Pe. Nazaré Candido Paniago assume como Pároco e Pe. Padre Aladim Leodenis Loureiro, como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, município de Alto Araguaia-MT.

 

Pastoral da Comunicação – Pascom
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga